Apesar de ter conquistado uma importante vitória sobre o Fortaleza, o técnico Jair Ventura tratou de frear qualquer clima de euforia. Após a virada construída por 2 x 1, o comandante rubro-negro destacou que a vantagem é mínima e garantiu que o Leão não mudará sua postura no confronto decisivo deste sábado (6), às 16h, no Barradão.

Com gols de Renato Kayzer e Diego Tarzia, o Vitória saiu atrás no placar, mas buscou a reação e agora joga pelo empate para conquistar o título regional. Ainda assim, Jair deixou claro que a equipe não entrará em campo para apenas administrar o resultado.
“Quero parabenizar meu grupo pela entrega, soube jogar o jogo. Partida muito equilibrada e conseguimos essa mínima vantagem para nossa casa. A gente não deu a bola para o Flamengo, não vai ser para outras equipes que a gente vai dar a bola. Vamos buscar o gol a todo momento”, afirmou.
O treinador também fez questão de destacar a capacidade de adaptação do elenco diante dos problemas enfrentados durante a partida. Além de já não contar com Gabriel Baralhas e Nathan Mendes, ambos lesionados, Jair perdeu o volante Caíque ainda no intervalo por conta de dores nas costas.
“Vim sem meu capitão hoje (Baralhas), sem o Nathan. Perdemos Caíque no intervalo. Muitos desfalques. Coloquei Jamerson com o pé trocado pela primeira vez. Fico feliz que todas as mudanças hoje deram muito certo. Matheuzinho virou volante para ajudar na construção, Tarzia ofereceu força pelos lados. Então fico muito feliz que o banco resolveu”, explicou.

Se por um lado a vitória aproximou o Rubro-Negro do título, por outro aumentou a preocupação com o desgaste físico do elenco. Jair Ventura admitiu que o departamento médico está cheio e praticamente descartou Baralhas e Caíque da partida decisiva.
“O time vem esfarelando fisicamente. Vamos ser a equipe que mais jogou no futebol brasileiro, vamos para 40 jogos. Não tem elenco que aguente. Estamos com departamento médico lotado. Já aviso que Baralhas não joga, e Caíque também não, provavelmente. Vamos com a base, Edenilson jogou hoje, fez duas funções. Agora temos que descansar, estamos todos muito cansados”, desabafou.
O treinador ainda relembrou a sequência intensa de viagens enfrentada pelo elenco e valorizou o desempenho recente fora de casa: “Não lembro de ter feito uma viagem tripla como fiz agora. Então é assim, mas é gratificante, em três jogos fora vencemos dois. Ainda falta vencer no Brasileiro, mas é gratificante”, completou.
A partida contra o Fortaleza será o último compromisso do Vitória antes da pausa para a Copa do Mundo de 2026. Após a decisão do Nordestão, o Leão só deve voltar a campo no fim de julho, contra o Remo, pela Série A. O duelo diante do Vasco, válido pela 19ª rodada, foi adiado devido à participação da equipe carioca na Copa Sul-Americana.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.

