Após acumular seu primeiro triunfo na competição nacional e, desta forma, respirar novos ares, o Vitória mantém o foco em melhorar sua campanha pela Série C do Campeonato Brasileiro. Diante de diversas mudanças, principalmente em seu elenco, o Rubro Negro busca se manter no caminho dos triunfos diante da Aparecidense, fora de casa, nesta segunda-feira (9), às 20h, em um confronto que marcará o primeiro encontro entre ambas as equipes em competições nacionais oficiais.
Revolta! Torcida do Vitória discorda de técnico após ausência de jogador entre os relacionados
Carregando sua importância para o Vitória em várias frentes, o duelo deste final de semana marcará o primeiro embate entre ambas as equipes por uma competição nacional. Este feito só será possível por uma combinação de fatores e momentos que ambos vivem, sendo uma sequência positiva para o lado dos gaúchos, e negativa para os baianos.
Somente parte do circuito regional até 2011, a Aparecidense enfim foi capaz de se classificar para uma competição nacional há onze anos atrás, quando aguardava ansiosamente sua primeira participação na Série D; a alegria, porém, durou pouco, já que o clube não foi capaz de reunir condições para a disputa da quarta divisão e, por isso, precisou desistir, adiando sua estreia no torneio para o ano de 2012.
Desde então, o Camaleão emendou uma sequência de 10 campanhas na última divisão brasileira, construindo seu status dentro do cenário nacional e, aos poucos, recolhendo apresentações de destaque, fator que acabou culminando no mais importante momento da história do clube no ano de 2021. Após amargar um sexto lugar na Série D de 2020, a Aparecidense não deu chances aos adversários no ano seguinte e dominou a divisão do começo ao fim, assegurando não só a promoção, como também o inédito título da competição.
Estreando na Série C, o clube vive um dos melhores momentos de sua história, mesmo ainda não tendo engrenado na terceira divisão nacional. Durante as quatro primeiras rodadas do torneio, o Camaleão foi capaz de acumular somente uma vitória, um empate e duas derrotas, se localizando na 16ªcolocação, uma posição a frente de seu rival desta segunda-feira, o Vitória.
Enquanto viveu uma ascendência meteórica no cenário nacional, a última década também representou uma solidificação de status da equipe no cenário regional Desde 2011, a Aparecidense foi capaz de se manter entre os quatro melhores clubes no estadual goiano em seis oportunidades, até mesmo alcançando o vice-campeonato nos anos de 2015 e 2018.
Desta forma, o retrospecto positivo do clube goiano vai totalmente de encontro com o momento ruim vivido pelo Vitória nesta temporada. Após uma campanha decepcionante na Série B de 2021, o Rubro Negro retornou à Série C pela primeira vez – e segunda em toda sua história – desde 2006, rebaixamento que possibilitou o encontro inédito entre ambas as equipes. Com uma campanha também abaixo do esperado no Campeonato Baiano (torneio pelo qual não se classificou para a fase de mata-mata), o Leão da Barra não iniciou a caminhada rumo ao acesso à segunda divisão de forma satisfatória, registrando três derrotas seguidas.
AGENDA
Abalado após ter acumulado sua terceira derrota seguida na competição, o Vitória segue empenhado em revolucionar sua campanha na Série C e, para isso, precisará superar o Manaus, no próximo sábado (30), às 19h, no Barradão, em partida válida pela quarta rodada do torneio.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.