Mesmo não vivendo um bom momento na Série C do Campeonato Brasileiro de 2022, o Vitória segue tentando se inspirar para manter viva sua trajetória na Copa do Brasil. Para isso, precisará reverter um resultado de 3×0 diante do Fortaleza, nesta quinta-feira (12), no segundo jogo da disputa da terceira fase do torneio. Como forma de inspiração, o Leão da Barra poderá relembrar algumas classificações memoráveis que o clube já foi capaz de protagonizar na principal copa do território nacional. Confira a lista abaixo.
Com moral! Diante do Fortaleza, Vitória busca contar com poder ofensivo de líder em finalizações na Série C
Vitória 3×2 ABC – Copa do Brasil de 2012
Após se consagrar como vice-campeão da competição no ano de 2010 e protagonizar uma eliminação vexatória no ano seguinte, o Vitória chegou à Copa do Brasil de 2012 determinado a igualar os esforços que o levaram até a final dois anos antes. Se classificando de forma tranquila na primeira fase, diante do São Domingo, o Leão da Barra já precisou enfrentar seu primeiro grande desafio na segunda etapa do torneio, diante do ABC de Natal.
Na primeira partida, fora de casa, ambos os clubes se mantiveram na igualdade, empatando por 1×1, com gols de Raul (ABC) e Marquinhos (Vitória). O sofrimento e consequente sentimento de alívio para os torcedores rubro negros vieram somente no duelo dentro do Barradão. Com um início ruim de partida, o Leão se viu dois gols atrás até os 33 minutos do segundo tempo, quando a reação histórica se concretizou. Através de três gols de Neto Baiano – com dois saindo nos últimos dez minutos da partida -, o Vitória se classificou para a próxima fase após cravar o 3×2 no placar.
Vitória 1×0 Internacional (PEN – 4×3) – Copa do Brasil de 2018
No primeiro de dois duelos históricos pela competição que seriam protagonizados entre o Leão da Barra e o Colorado, o Vitória chegou ao embate da quarta fase inspirado após ter despachado Bragantino, Corumbaense e Globo FC nas etapas anteriores. Na primeira partida do embate, em pleno Beira Rio, a equipe comandada por Vágner Mancini, porém, levou a pior e se viu derrotada por 2×1.
Precisando se superar dentro de casa, o Rubro Negro contou com o apoio massivo de sua torcida e um temporal na capital baiana para, assim, esboçar uma reação frente ao clube sulista. O único gol da noite foi concretizado somente nos últimos dez minutos do tempo regulamentar, anotado através dos pés de Neílton. O resultado levou a decisão às penalidades – já que o regulamento da época levava em conta gols fora de casa -, quando a estrela do goleiro Caique brilhou e o fez pegar dois chutes da equipe adversária, assim levando o Vitória ao triunfo.
Internacional 1×3 Vitória – Copa do Brasil de 2021
A mais recente classificação heroica do Leão da Barra se concretizou na temporada passada, diante do velho conhecido Internacional. Chegando à terceira fase da copa após eliminar Águia Negra e Rio Branco-ES, desta vez o fator casa e o apoio da torcida não foram capazes de impedir uma derrota do Vitória, que se viu na desvantagem de 1×0 após a partida de ida.
Em pleno Beira Rio, porém, o Rubro Negro se viu confortável para incorporar o espírito da classificação de 2018 e, assim, despachar os donos da casa. As redes só foram balançadas nos últimos 20 minutos de partida, quando Samuel Wanderlei inaugurou o placar da noite; sem se abalar por conta do tento anotado pelo Inter, através dos pés de Johnny, o Vitória voltou a marcar com Eduardo e, para fechar a fatura, com Guilherme Santos, jogadores que imortalizaram o triunfo no histórico do Leão da Barra.
AGENDA
Após acumular um resultado frustrante na terceira divisão nacional, o Vitória precisará ajustar seu foco e mantê-lo na Copa do Brasil, já que, em seu próximo embate, enfrentará o Fortaleza, na próxima quinta-feira (12), às 19h, em pleno Barradão, em duelo válido pelo jogo de volta da terceira fase da competição.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.