Vitória x Fortaleza: Veja o gol e os melhores momentos do jogo

Foto: Pietro Carpi/ECV

Vitória e Fortaleza se enfrentaram nesta quinta-feira (12), no Barradão, em partida válida pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Apresentando uma atuação pouco clínica em relação às chances que criou, o Rubro Negro não foi capaz de dar conta do recado e se viu derrotado por seu adversário cearense pelo placar de 1×0, com gol de Yago Pikachu. O resultado, que se somou ao placar de 3×0 que o Leão do Pici conquistou dentro de casa, concretizou a elimiação do Rubro Negro do torneio.

Vitória não aproveita chances criadas e está eliminado da Copa do Brasil

MELHORES MOMENTOS

YouTube video

PRIMEIRO TEMPO

O início da primeira etapa se consolidou em um ritmo cadenciado, com ambas as equipes não registrando chances perigosas ou chutes ao gol. O destaque ficou para a equipe do Fortaleza, que inverteu o roteiro que havia sido desenhado para a noite e passou a apresentar um alto volume ofensivo, constantemente rodeando a área defendida por Lucas Arcanjo. Apesar disso, o Leão do Pici não foi capaz de penetrar na grande área e se encontrar em posição de finalizar, sendo neutralizado pela sólida zaga Rubro Negra.

Enquanto isso, indisposto a simplesmente permitir que o Fortaleza ditasse o ritmo da partida, o Vitória passou a esboçar uma reação e se manter em posse da bola, porém demonstrando dificuldade em construir jogadas terrestres a partir da linha de meio de campo. Diante do impedimento técnico, os donos da casa apelaram para bolas longas e cruzamentos, recursos que também não geraram jogadas perigosas.

O primeiro lance que assustou a zaga do clube cearense foi consolidado aos somente aos 20′, quando Luidy se viu dentro da área em condições de finalizar uma sobra de bola alta, mas o atacante não conectou o chute e só pôde observar a bola sair pela linha de fundo. O que se seguiu foi um crescimento na fisicalidade da partida, com diversas faltas sendo apontadas, enquanto a criatividade de ambas as equipes foi se restringindo a bolas alçadas e longas na tentativa de acionarem os setores ofensivos.

Um dos nomes do ataque Rubro Negro na etapa, Luidy foi o protagonista de outra finalização perigosa, aos 35′, quando se viu com outra sobra de bola fora da área defendida por Marcelo Boeck; o atacante, porém, caprichou demais na força com que bateu na bola e viu a redonda passar por cima do travessão adversário. Encontrando inspiração criativa nos espaços que a zaga do Fortaleza foi concedendo, o Vitória ainda viu Roberto se aproveitar de um bom roubo de bola e cruzar na área para Eduardo, que não foi capaz de completar e permitiu que a bola se encaminhasse à linha de fundo. Diante da pouca criatividade e pontaria demonstrados na etapa por ambas as equipes, os Leões se encaminharam aos vestiários com o placar inalterado.

Vitória x Fortaleza
Foto: Felipe Cruz/FEC

SEGUNDO TEMPO

Aparentando ter se renovado durante o intervalo, o Fortaleza retornou ao campo com um ímpeto ofensivo maior do que os donos da casa. Diante disso, novamente passou a rodear a área defendida por Lucas Arcanjo, buscando espaços entre os zagueiros Rubro Negros para capitalizar a partir do erro; o sistema defensivo do Vitória, porém, não ofereceu brechas claras, mantendo o Leão do Pici somente no “quase”.

Enquanto se via ameaçado na parte de trás, os comandados de Fabiano Soares procuravam povoar sue campo de ataque através de chances objetivas. No melhor lance dos minutos iniciais, Luidy quase protagonizou uma tabela dentro da área para se encontrar em posição de finalização, mas o atacante se enrolou com a bola e desperdiçou a chance. Como resposta praticamente imediata, o Fortaleza fez Arcanjo trabalhar pela primeira vez aos 12′, a partir de um chute fraco de Romarinho.

Tendo sido substituído após seu erro, o nome do primeiro tempo – Luidy – deu lugar ao seu companheiro Roberto, que acumulou duas ótimas chances em minutos seguidos. Aos 14′, o atacante bateu cruzado e exigiu uma boa defesa de Boeck; já aos 15′, Roberto foi capaz de limpar a marcação e chutar colocado, carimbando o travessão dos visitantes. As chances, porém, aparentaram esgotar – mesmo que momentaneamente – o ímpeto ofensivo dos donos da casa, que permitiram avanços do Fortaleza.

Depietri e Robson foram os nomes do Leão do Pici que mais chegaram perto de inaugurar o placar até então; o primeiro foi responsável por um chute isolado acima da meta do Vitória, enquanto isso o segundo pecou na pontaria e somente viu seu chute se encaminhar pela linha de fundo. Em resposta imediata, o recém colocado na partida Tréllez usou sua cabeça para tentar acertar a meta, mas a redonda saiu pela linha de fundo.

Já nos minutos derradeiros, enquanto o Vitória se lançou completamente à frente, o Fortaleza passou a aproveitar os espaços para construir sua confiança diante do gol, culminando no único tento da partida, anotado aos 47′, por Yago Pikachu; cara a cara com o goleiro, o atleta só precisou empurrar a bola para o fundo das redes para inaugurar – e fechar – o placar da noite.

FICHA TÉCNICA

Vitória 0x1 Fortaleza

Estádio: Barradão, Salvador, Bahia

Gol: Yago Pikachu (FOR – 47’/2T)

Vitória: Lucas Arcanjo, Alemão (Mateus Moraes), Iury, Danilo Cardoso, Marco Antônio, Dani Bolt (Alan Pedro), João Pedro, Léo Gomes (Alisson Santos), Roberto (Tréllez), Eduardo e Luidy (Gabriel Santiago).

Fortaleza: Marcelo Boek, Benevenuto, Landázuri, Titi (Zé Welison), Lucas Crispim (Yago Pikachu), Ronald, Matheus Jussa, Juninho Capixaba (Sammuel), Romarinho (Hércules), Matheus Vargas (Depietri) e Robson.

Cartões amarelos: Eduardo (VIT), Juninho Capixaba (FOR), Titi (FOR)