O Vitória encaminhou a contratação do técnico Jair Ventura para a disputa da reta final do Campeonato Brasileiro. O treinador de 46 anos deixou oficialmente o Avaí nesta terça-feira (23) e deve desembarcar em Salvador nesta quarta para assinar contrato até o fim da temporada.

Jair será o quarto comandante rubro-negro em 2025. O clube iniciou o ano com Thiago Carpini, teve uma breve passagem de Fábio Carille e, nas últimas três rodadas, estava sob o comando interino de Rodrigo Chagas, que agora voltará a exercer a função de auxiliar técnico.
A missão do novo treinador é clara e desafiadora: manter o Vitória na Série A. O time ocupa a 17ª colocação, com 22 pontos, e tem 14 jogos para reagir e escapar do rebaixamento. No Avaí, Jair Ventura assumiu em março deste ano com contrato até novembro de 2025.
Chegou a colocar a equipe catarinense próxima do G-4 da Série B, ficando a apenas dois pontos da zona de acesso na 21ª rodada, mas a queda de rendimento fez o clube despencar para a 11ª posição, onde se encontra atualmente, com 37 pontos – seis atrás do quarto colocado.
Antes de trabalhar em Florianópolis, Jair teve passagem pelo Goiás, onde foi eliminado na semifinal do Campeonato Goiano pelo Vila Nova, mas levou o time à decisão da Copa Verde.

Revelado como auxiliar técnico do Botafogo em 2009, o treinador soma passagens por CSA, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude e Atlético-GO, clube pelo qual conquistou seu único título na carreira: o Campeonato Goiano de 2024.
Com experiência em campanhas de recuperação, Jair Ventura chega ao Vitória para tentar repetir feitos de outros momentos da carreira e evitar que o clube volte à Série B já no próximo ano.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.