O Vitória terá um novo comandante à beira do gramado neste domingo (28). Quarto técnico do clube na temporada, Jair Ventura faz sua estreia diante do Grêmio, às 11h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela Série A.
A partida terá transmissão exclusiva do Premiere para todo o Brasil. Com apenas 22 pontos e ocupando a 17ª colocação, o Rubro-Negro baiano abre a zona de rebaixamento, três atrás do Atlético-MG, primeiro time fora do Z4. Juventude (21), Fortaleza (18) e Sport (14) completam a parte mais baixa da tabela.

Para sua estreia, Jair Ventura terá que lidar com importantes desfalques. Os volantes Dudu e Pepê cumprem suspensão, enquanto o lateral-esquerdo Jamerson e o volante Rúben Ismael seguem no departamento médico.
O goleiro Fabri também está fora após sofrer lesão na coxa na última partida, diante do Fluminense. Além deles, Carlinhos, Felipe Cardoso e Ruben Rodrigues ficaram fora da lista por opção técnica. A notícia positiva é o retorno do volante Baralhas, que volta após suspensão e deve ser peça-chave.
Possíveis mudanças
Jair Ventura teve quatro treinos antes da estreia e pode alterar o esquema tático em relação ao time que perdeu para o Fluminense. A tendência é de uma formação com três zagueiros: Lucas Halter, Camutanga e Zé Marcos, este último velho conhecido do treinador, com quem trabalhou no Juventude.
Nas laterais, Cáceres e Claudinho disputam a vaga na direita, enquanto Ramon e Maykon Jesus brigam pela esquerda. O Vitória ainda não venceu fora de casa no Brasileirão.
Até o momento, foram cinco empates e sete derrotas longe do Barradão. Depois do compromisso em Porto Alegre, o Leão volta a Salvador para enfrentar o Ceará, na quinta-feira (2), às 19h, e o Vasco, no domingo (5), às 16h.

Ficha do jogo
Grêmio x Vitória
Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Local: Arena do Grêmio
Data: 28/9/2025
Horário: 11h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão: Premiere
Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha (Gustavo Martins), Erick Noriega, Kannemann e Marlon; Arthur, Cuellar (Dodi), Edenilson e Willian (Cristaldo); Pavón e André Henrique. Técnico: Mano Menezes.
Vitória: Lucas Arcanjo; Lucas Halter, Camutanga e Zé Marcos; Cáceres (Claudinho), Willian Oliveira, Baralhas, Matheuzinho e Ramon (Maykon Jesus); Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.