Vitória de olho! FBF define formato do Baianão 2026 com semifinais e final em jogo único; entenda

Vitória, Campeonato Baiano
Vitória, Campeonato Baiano - Foto: Victor Ferreira / ECV

Vitória de olho! O Campeonato Baiano de 2026 já tem formato oficializado, e a principal novidade promete deixar a disputa ainda mais acirrada: semifinais e final serão em jogo único.

A decisão da Federação Bahiana de Futebol (FBF) reduz o número de datas, mas aumenta a emoção, e pode favorecer o Vitória, caso o time faça uma boa campanha e conquiste o direito de decidir em casa.

A competição será realizada entre 10 de janeiro e 7 ou 8 de março, com dez clubes jogando entre si em partidas únicas. Serão nove rodadas na primeira fase, e os quatro melhores colocados avançam para as semifinais. Os dois últimos serão rebaixados para a Série B do estadual em 2027.

Na fase decisiva, o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º encara o 3º, sempre com mando de campo do time de melhor campanha. Em caso de empate, a vaga ou o título será definido nos pênaltis. A fórmula vale também para a final.

Foto: Victor Ferreira / ECV

Barradão pode ser palco da grande decisão

Com o novo modelo, o desempenho na fase classificatória será determinante. Se o Vitória confirmar o favoritismo e garantir uma das melhores campanhas, poderá decidir o título diante da torcida rubro-negra, no Barradão, em jogo único.

Além disso, os clubes aprovaram por unanimidade que a renda das partidas eliminatórias será dividida igualmente entre os dois envolvidos, após os custos operacionais.

Estrutura, arbitragem e tecnologia

A FBF também anunciou medidas para melhorar a estrutura e a arbitragem. Os estádios terão que comportar pelo menos 1.900 torcedores nas fases iniciais e 4 mil na final. Uma comissão com representantes de FBF, Bahia, Vitória, Jacuipense, Juazeirense e Porto vai fiscalizar gramados e instalações.

O VAR estará presente em todos os Ba-Vis, além das semifinais e da final. Outro ponto importante é que a FBF arcará com todas as taxas de arbitragem da competição.

Divulgação / FBF

Vagas nacionais e regionais definidas

O novo regulamento também confirma as vagas do estadual para torneios nacionais e regionais:

  • Copa do Brasil 2027: campeão, vice e terceiro colocados; a quarta vaga será do campeão da Copa Governador (ou do 4º colocado, caso o torneio não ocorra).
  • Série D 2027: para os três melhores colocados que não disputarem outras divisões.
  • Copa do Nordeste 2027: campeão e vice do Baianão, além do clube baiano mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2026.

Com 11 datas no total, o Campeonato Baiano 2026 promete um formato mais dinâmico e decisivo. Para o Vitória, que vem de boas campanhas recentes, o novo modelo representa uma oportunidade de usar o mando e a força da torcida a seu favor na busca por mais um título estadual.