O Vitória recebeu uma boa notícia nesta quinta-feira (6). O zagueiro Neris foi apenas advertido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e está liberado para enfrentar o Botafogo, no próximo domingo (9), às 16h, no Barradão, pela 33ª rodada do Brasileirão.
O defensor havia sido denunciado no Artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de jogada violenta, por um lance ocorrido no duelo entre Vitória e Juventude, no dia 16 de agosto. O caso foi analisado no processo nº 0812/2025.

Durante o julgamento, o relator do processo considerou que a jogada não teve gravidade suficiente para justificar suspensão e sugeriu apenas uma advertência. Todos os auditores acompanharam o voto, livrando o jogador de qualquer punição.
O advogado Matheus Moreira foi o responsável pela defesa do atleta rubro-negro. Segundo o CBJD, o Artigo 254 prevê suspensão de 1 a 6 partidas por jogada violenta, podendo chegar a 12 se houver risco de lesão grave. Como o lance foi considerado de baixa intensidade, Neris ficou apenas advertido.
A decisão vem em um momento crucial para o Vitória, que sofre com uma série de desfalques. O técnico Jair Ventura não poderá contar com Lucas Halter (impedido de atuar por força contratual), Edu (em protocolo de concussão), Camutanga (suspenso pelo terceiro cartão amarelo), além de Dudu e Gabriel Baralhas, também suspensos.

No mesmo processo, o jogador João Luiz da Silva Cipriano, do Juventude, foi denunciado no Artigo 250 (ato desrespeitoso ou hostil) e recebeu a mesma pena: advertência.
Com a decisão, o Vitória evita mais um desfalque e ganha um reforço importante para tentar seguir reagindo na reta final do campeonato.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.

