Olha a SAF! Vitória quer parceria com investidores do Qatar e mira QSI, dono do PSG

Marcone, Vitória
Marcone, Vitória

O Vitória começa a olhar para o futuro com ambição internacional. O clube autorizou o ex-jogador Marcone Amaral, revelado na Toca do Leão e naturalizado qatari, a intermediar contatos com investidores do Qatar interessados em conhecer o projeto da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) rubro-negra.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Trabalho para Estruturação da SAF, criado em setembro para acelerar o processo de transição e buscar parcerias estratégicas. O mandato concedido a Marcone tem como objetivo “abrir canais de diálogo e avaliar oportunidades de parceria com grupos do Oriente Médio”, segundo nota oficial.

Marcone é uma figura simbólica para o Vitória, defendeu o clube entre 1994 e 2001, antes de seguir carreira internacional, e ganhou relevância política ao se tornar deputado estadual e líder do Movimento SAF (MVSAF).

Agora, ele deve usar sua ligação com o país árabe para aproximar o Rubro-Negro de potências como o Qatar Sports Investments (QSI), grupo que controla o Paris Saint-Germain e tem ações em clubes da Europa e Ásia.

Além do MVSAF, participam do grupo de trabalho representantes da atual diretoria, o advogado André Sica, o escritório CSMV Advogados, e as empresas FTI Consulting e Outfield, que atuam na análise financeira e modelagem do negócio.

De acordo com o comunicado, a Outfield concluiu a primeira versão da avaliação financeira e do plano de negócios, restando apenas a avaliação patrimonial para a apresentação oficial. O grupo também informou que a proposta de atualização estatutária já foi enviada aos Conselhos do clube.

Em contato com o Bahia Notícias, Ney Campello, outro líder do Movimento SAF, celebrou o avanço, mas ponderou que ainda é preciso sintonia com a diretoria executiva.

“É um passo importante, já existe a procuração expedida, mas tem que haver uma garantia de que existe o desejo imediato do clube. Marcone vê essa procuração com cautela, porque ainda é ‘fria’, não houve ligação nem contato do presidente com ele. Ele está aguardando que isso aconteça para que o instrumento seja acionado com segurança”, explicou.

Marcone Amaral, Fábio Mota, Vitória
Marcone Amaral, Fábio Mota, Vitória

O grupo também revelou que o vídeo institucional bilíngue do projeto está finalizado e vem sendo apresentado a investidores estrangeiros, enquanto a FTI Consulting confirmou avanços nas tratativas com grupos internacionais, mantidos sob confidencialidade.

Enquanto os bastidores fervem com a possibilidade de um investimento de peso, o foco dentro de campo segue sendo a luta contra o rebaixamento. O Vitória enfrenta o Botafogo, neste domingo (9), às 16h, no Barradão, pela 33ª rodada do Brasileirão, tentando consolidar a reação na tabela.