Fábio Mota reconhece erros e diz que temporada do Vitória foi “um desastre” em 2025

Fábio Mota, Vitória
Fábio Mota, Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, fez uma das análises mais duras de sua gestão ao comentar, em entrevista ao canal Bar FC, o desempenho do clube em 2025. Sem esconder a frustração, o dirigente reconheceu que a temporada rubro-negra foi marcada por erros estratégicos e resultados muito abaixo do esperado.

A equipe acumulou eliminações ainda nas primeiras fases da Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, além do vice baiano e da atual luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Para Mota, a raiz do problema está no início da montagem do elenco.

Elenco do Vitória - Foto: Divulgação
Elenco do Vitória – Foto: Divulgação

“Do ponto de vista esportivo, muitos erros”, afirmou o presidente ao explicar que o Vitória não estava preparado para disputar cinco competições simultâneas. Segundo ele, o planejamento começou desequilibrado e provocou uma distorção no perfil de contratações.

A estratégia inicial priorizava a Copa do Nordeste e a Sul-Americana, deixando o Campeonato Baiano em segundo plano: “O planejamento começou equivocado… A gente sabia que o elenco não ia aguentar cinco competições”, admitiu.

Outro ponto que pesou, de acordo com Mota, foi a mudança brusca no perfil dos jogadores contratados. Após o acesso e a boa campanha no Brasileirão de 2024, o Vitória se distanciou do modelo de atletas com características que o dirigente chama de “guerreiros”.

“A gente tinha jogadores de barriga vazia, com apetite. Todo mundo se empolgou e saímos desse perfil”, criticou, citando nomes como Wellington Rato para exemplificar a transição.

Fábio Mota, Vitória
Fábio Mota, Vitória – Foto: Victor Ferreira / ECV

Ele considera o atual momento um dos mais delicados desde que assumiu o clube e garante que já trabalha para evitar que os erros se repitam.

“Aconteceu um desastre esportivo esse ano… A gestão de 2025 está completamente reprovada”, disse, completando que segue tentando reorganizar o ambiente interno.