O Vitória já definiu quem estará à frente da equipe no Campeonato Baiano de 2026. Rodrigo Chagas será o responsável por comandar o time na disputa do estadual, que será tratado como parte do processo de formação de atletas e de ajuste ao calendário da próxima temporada.
A decisão foi confirmada pelo presidente Fábio Mota, que explicou que o clube não utilizará o elenco principal nem o treinador principal no Baianão.
Segundo ele, a sobrecarga do calendário, com competições importantes ocorrendo de forma simultânea, forçou uma mudança no planejamento esportivo.
“Não vamos com nosso elenco principal, nem com o treinador principal. O Campeonato Baiano será comandado por Rodrigo Chagas, com uma comissão técnica montada por ele”, afirmou Mota, em entrevista ao GE.

De acordo com o dirigente, o principal fator para a definição foi o novo formato do calendário nacional, com o Campeonato Brasileiro começando mais cedo, já em janeiro. Com isso, o Vitória optou por preservar o grupo principal para as competições consideradas prioritárias ao longo do ano.
“Vamos disputar o Baiano com um time mesclado, formado principalmente por atletas da base, do sub-20. O calendário está muito apertado, com Baiano, Copa do Nordeste e Brasileiro acontecendo juntos. A nossa prioridade será o Campeonato Brasileiro. Quando der, vamos usar o time principal na Copa do Nordeste, mas o foco maior é o Brasileiro e a Copa do Brasil, que são competições que dão sustentabilidade financeira ao clube”, explicou.
Dentro desse cenário, o elenco que disputará o Campeonato Baiano começará a pré-temporada no dia 26 de dezembro de 2025. A estreia no estadual está marcada para o dia 11 de janeiro de 2026.
Enquanto isso, o elenco principal do Vitória terá retorno aos treinamentos apenas no dia 3 de janeiro, concentrando a preparação nas competições nacionais.

Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.

