Após pedido do Vitória, Governo prioriza duplicação da Via Regional para melhorar acesso ao Barradão

Acesso Barradão, Vitória
Acesso Barradão, Vitória - Foto: Victor Ferreira / ECV

A duplicação da Via Regional, importante corredor viário que atende o entorno do Barradão, entrou no radar de prioridades do Governo da Bahia. A informação foi confirmada pela Sedur, Jusmari Oliveira, que destacou o empenho do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em tirar o projeto do papel, principalmente para minimizar os impactos no trânsito em dias de jogos do Vitória.

Foto: Jean Victor/Vitória

Segundo a secretária, a proposta ainda se encontra na fase de estudos técnicos e vem sendo discutida em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A demanda foi apresentada pelo presidente do Vitória, Fábio Mota, ao governador.

“Estamos trabalhando isso junto com a Conder. É uma obra que deve acontecer, sim, e o governador tem priorizado. Nós temos trabalhado nisso”, afirmou Jusmari, em entrevista ao Aratu On.

De acordo com a gestora, embora a obra atenda diretamente ao fluxo de torcedores nos dias de partidas no Barradão, o impacto positivo será muito mais amplo.

A duplicação da Via Regional é vista como um vetor de desenvolvimento e inclusão urbana para uma área densamente habitada e marcada pela circulação diária de trabalhadores.

“A duplicação da Regional beneficia toda aquela região, porque é uma via importante e muito habitada por trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou.

Duplicação da Via Barradão | Foto: Reprodução / Canal Bruno Hobbies / Youtube

Apesar do cenário otimista, ainda não existe uma previsão para o início das obras. Mesmo assim, Jusmari reforçou a confiança de que o projeto será executado: “É uma obra que deverá acontecer, sim”, frisou.

A reivindicação do Vitória por melhorias na Via Regional foi formalizada em 2024, durante a inauguração da duplicação da Rua Artêmio Valente, localizada em frente ao estádio rubro-negro. Na ocasião, o clube voltou a cobrar investimentos em mobilidade urbana para o entorno do Barradão.

Para o presidente Fábio Mota, a duplicação da via não apenas contribuirá para reduzir os congestionamentos em dias de jogos, como também poderá viabilizar, futuramente, a implantação de linhas do BRT com destino ao Barradão, ampliando o acesso ao estádio e fortalecendo a integração do transporte público na região.