Vitória na frente! Confira o retrospecto histórico do Rubro Negro contra o Volta Redonda

Barradão Vitória
Foto: Victor Ferreira/ECV

Vivendo uma revolução em sua campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória e sua torcida se deixaram contagiar pelo momento de alto astral e, assim, traçam grandes planos para seu próximo compromisso pela competição. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival carioca nos duelos que ambos já disputaram.

Público confirmado já ultrapassa 10 mil e Vitória abre mais um ponto de venda de ingressos

Ao todo, Volta Redonda e Vitória já se enfrentaram em cinco oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao grande hiato que a disputa vem presenciando ao longo das últimas décadas; após os primeiros encontros nos anos 70, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1981, e depois não se encontraram mais, com a disputa deste final de semana enfim quebrando o longo intervalo que já dura 40 anos. Esta, inclusive, será a primeira ocasião em que o Leão e o Voltaço disputam um duelo válido pela terceira divisão nacional (tendo, previamente, se encontrado somente em torneios equivalentes à primeira e segunda divisões nacionais).

Já foram registradas duas vitórias do Leão da Barra, enquanto o clube carioca foi capaz de triunfar em uma ocasião e houveram outros dois empates. Curiosamente, Rubro Negro e Voltaço se encontram em tom de igualdade no quesito de gols marcados; levando em conta todos os cinco duelos, o Vitória foi capaz de marcar cinco gols, acumulando uma média de 1 tentos por jogo, números que são replicados para a conta do Volta Redonda.

Vitória treinando
Foto: Pietro Carpi/ECV

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há 40 anos, válido pela disputa do Grupo E na Taça de Prata de 1981. Na ocasião, Vitória e Volta Redonda se encontravam imersos na luta por um bom início de campeonato, já que esta se configurava como a primeira fase do torneio e envolvia, somente no grupo em que se encontravam, outros seis clubes. Buscando uma recuperação após ter perdido seu primeiro jogo, o Rubro Negro visitou o Esquadrão de Aço em sua casa e amargou uma derrota pelo placar de 3×0; o resultado foi determinante para avariar a campanha do Leão na competição, que encerrou a primeira fase em último lugar do Grupo E, com somente um ponto conquistado em sete partidas.

Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Barradão, o Rubro Negro precisará resgatar no fundo de sua memória a última ocasião em que foi capaz de realizar tal feito. Há 43 anos atrás, o Leão da Barra protagonizou sua última vitória diante do seu rival carioca, em partida válida pelo Grupo D do Brasileirão de 1978; na ocasião, o Vitória foi capaz de anotar o magro placar de 1×0, contando com um gol de Mardoni.

AGENDA

Vivendo um momento de alto astral em sua campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória pretenderá manter sua moral vitoriosa e os resultados positivos em seu próximo compromisso pela competição, diante do Volta Redonda, em pleno Barradão, no próximo domingo (5), às 16h, em partida válida pela nona rodada do torneio.