Vitória e São José se enfrentaram no último domingo (10), no Estádio Francisco Novelletto Neto, em partida válida pela 14ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação clínica nos momentos de perigo que criou com seus atacantes, o Rubro Negro foi capaz de superar o terceiro melhor mandante da divisão pelo placar de 2×1, com gols de Rafinha, Tréllez e Jadson. Com a vitória, os comandados de João Burse estacionaram na 13ª colocação, ostentando 18 pontos.
Tréllez desencanta e Vitória vence sua segunda partida seguida na Série C
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
Indisposto a se deixar abalar pelo bom retrospecto que seu adversário ostentava dentro de casa, o Vitória iniciou a partida com um alto volume ofensivo, emendando quatro lances de perigo seguidos durante os primeiros quatro minutos da partida, com a mais tardia delas exigindo do goleiro Fábio Rampi sua primeira participação. Por outro lado, fazendo sua estreia com o manto do Rubro Negro, o goleiro Dalton se viu exigido somente em uma oportunidade, realizando uma defesa tranquila.
Fábio Rampi seguiu sendo o grande nome dos donos da casa durante os 15 minutos iniciais, com o arqueiro realizando mais duas defesas em sequência, primeiro em um chute de Rafinha e, logo em seguida, em uma finalização de Luidy. Pouco depois da pressão ofensiva evidenciada pelos comandados de João Burse, o Vitória se viu recompensado com o tento que inaugurou o placar da noite; aos 19′, o artilheiro da equipe na competição, Rafinha, se viu acionado por um bom passe de Eduardo, livre na área para estufar a rede do São José.
O tento aparentou inflamar o Zequinha, que passou a pressionar o Leão da Barra em seu campo defensivo e forçar mais defesas do goleiro Dalton, com a mais perigosa delas sendo concretizada no minuto 27, a partir de uma finalização de Maradona. Poucos lances de perigo dos donos da casa depois, a equipe enfim foi recompensada com seu tento inaugural da noite, registrado aos 34′; em cobrança de falta, Marcelo encontrou a cabeça do zagueiro Jadson, que foi capaz de empurrar a bola para o fundo do gol.
O tento de empate aumento ainda mais o ímpeto ofensivo do São José, que passou a anular o Vitória da partida e criar diversas chances de gol. Dalton e a defesa rubro negra foram capazes de sobreviver ao “bombardeio”, encaminhando ambas as equipes para os vestiários com o placar igualado.
SEGUNDO TEMPO
Inspirado pelo fim de primeira etapa forte, o São José retornou ao segundo tempo empenhado a desequilibrar o placar para seu lado. Diante deste desejo, Dalton precisou trabalhar em dois lances seguidos, com a segunda defesa afastando um belo chute de primeira de Sillas. Indisposto a se abalar pelo volume ofensivo apresentado pelo adversário, o Vitória rapidamente reagiu e, desta forma, foi capaz de desempatar a partida em seu favor; aos 10′, Tréllez se livrou da defesa após receber um belo lançamento de Alan Santos e, ao tocar por cobertura, marcou mais um tento para o Rubro Negro.
O segundo tento aparentou mudar os ares da partida, já que, a partir dos dez minutos, a criatividade acabou sendo substituída pela fisicalidade. Com isso, o Vitória consolidou uma mudança de postura e, diante da vantagem no placar, optou por se postar em seu campo defensivo, oferecendo espaço para o Zequinha trabalhar a bola e tentar encontrar espaços no sistema defensivo rubro negro. Se utilizando principalmente de bolas aéreas, o São José seguiu buscando o gol de empate, forçando mais algumas intervenções de Dalton.
A estratégia do time da casa, porém, não surtiu o efeito desejado, com a finalização mais perigosa sendo registrada aos 46′, quando Crystopher pegou de primeira e viu seu chute passar pouco acima do travessão. Porém, esbanjando solidez, o sistema defensivo do Leão foi capaz de garantir o segundo triunfo seguido da equipe na competição.
FICHA TÉCNICA
São José 1×2 Vitória
Estádio: Francisco Novelletto Neto, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Gols: Rafinha (VIT – 19’/1T), Jadson (SJO – 34’/1T), Tréllez (VIT – 10’/2T)
São José: Fábio Rampi, Samuel, Tiago Pedra, Jadson, Lissandro, Marcelo, Sillas (Thayllon), Crystopher, Vini Moura (Mazola), Gabriel Lima e Maradona (Mateus Monteiro).
Vitória: Dalton, Alemão, Alan Santos, Marco Antônio, Léo Gomes, Lazaroni (Sánchez), Luidy (Roberto), Dionísio (João Pedro), Eduardo (Ewerton Páscoa), Rafinha (Gabriel Santiago) e Tréllez.
Cartões amarelos: Vini Moura (SJO), Marco Antônio (VIT), Eduardo (VIT), Marcelo (SJO), João Pedro (VIT), Léo Gomes (VIT)
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.