O cara do Vitória! Confira números da incrível fase artilheira de Rafinha

Rafinha Vitória
Foto: Pietro Carpi/ECV

Vitória e São José se enfrentaram no último domingo (10), no Estádio Francisco Novelletto Neto, em partida válida pela 14ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação clínica nos momentos de perigo que criou com seus atacantes, o Rubro Negro foi capaz de superar o terceiro melhor mandante da divisão pelo placar de 2×1, com gols de Rafinha, Tréllez e Jadson. A partida, além de ser marcada pelo segundo triunfo seguido do Rubro Negro, também evidenciou o momento mágico que o artilheiro da equipe no ano, Rafinha, vem vivendo com o manto da equipe.

#Barradão30mil! Vitória inicia venda de ingressos para duelo contra o Paysandu

Com um dos tentos decisivos que sacramentaram a vitória do Vitória no último final de semana, Rafinha chegou a impressionantes seis gols em nove partidas, precisando somente de 646 minutos em campo para conquistar tal marca. A rapidez com que o atacante marcou os gols se mostra ainda mais admirável quando são levados em conta os artilheiros que compartilham com o homem do Leão a ponta da tabela neste quesito; atualmente empatado em segundo lugar com Camilo, do Mirassol, e Cristiano, do São José, e somente atrás de Alex Henrique, do Aparecidense, e Marlon, do Paysandu – que possuem sete gols -, Rafinha foi o que precisou de menos minutos para chegar a tal patamar.

Desacostumado a viver fases tão artilheiras como vem presenciando nos últimos meses pelo Vitória, o atleta já se encontra com a maior média de gols de sua carreira, atingindo a porcentagem de 0,66% gol por jogo. Agora, o próximo recorde pessoal que Rafinha mira é de maior total de gols marcados em um ano, já que, em 2017, registrou dez tentos pelo Brasil de Pelotas, marca atingida após o grande total de 40 partidas jogadas.

Rafinha Vitória
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Responsável por 46% dos gols do Leão da Barra na terceira divisão de 2022 – mesmo tendo chegado no clube com o campeonato em andamento -, Rafinha garantiu importantes pontos para o clube baiano com seus tentos; o artilheiro foi capaz de participar diretamente de três triunfos do Rubro Negro (2×0 diante do Figueirense, 2×1 contra o São José e 3×0 frente o Confiança) e um empate (1×1 diante do Atlético-CE), enquanto também anotou o seu na derrota por 2×1 contra o Volta Redonda, partida marcada por um pênalti perdido pelo atleta que poderia ter alavancado ainda mais seus números na temporada.

Parte de uma equipe do Vitória que apresentava sérias dificuldades para empurrar a bola para o fundo da meta adversária, Rafinha já foi capaz de revolucionar o ímpeto ofensivo do clube, agora se apresentando com o dobro de gols do segundo maior artilheiro do Leão na temporada (Luidy), além de estar somente com um tento a menos do que a somatória dos gols marcados por todos os atacantes presentes no plantel de João Burse juntos.

AGENDA

Embalado por duas vitória seguidas na competição, o Vitória se vê diante de um de seus maiores desafios na Série C do Campeonato Brasileiro no próximo domingo (17), às 16h, quando os comandados de João Burse enfrentarão o Paysandu – atual vice-líder da competição -, em pleno Barradão, em duelo válido pela 15ª rodada do torneio.