Diante do Ferroviário, neste domingo (25), o Vitória buscará mais um triunfo na Série C do Campeonato Brasileiro para tentar se estabelecer no G8 do torneio e, assim, lutar por uma vaga na Série B do ano que vem. Enquanto se encontra com esperanças renovadas de acesso após a chegada de João Burse ao comando técnico, o Rubro Negro se viu capaz de manter um recorde da divisão acima após o encerramento do primeiro turno do segundo escalão de 2022, fato que o mantém soberano em relação a todas as equipes que já disputaram o campeonato.
Definido! Vitória conhece equipe de arbitragem que comandará duelo contra o Ferroviário
Após o Cruzeiro consolidar somente um empate diante do CSA em pleno Mineirão na última rodada da Série B deste ano, o Vitória pôde comemorar a manutenção de seu recorde por mais uma temporada. Isso porque o um ponto conquistado pela Raposa significou que o clube mineiro só alcançou a marca de 42 pontos nesta primeira etapa de campeonato, incapaz de se equiparar aos 44 já conquistados pelo Leão da Barra em o que se mantém, até hoje, a melhor campanha de primeiro turno que a Série B já viu.
Há exatamente dez anos, o Vitória foi capaz de imortalizar sua campanha na segunda divisão brasileira ao registrar 44 pontos em somente 19 jogos, através de 14 vitórias, três empates e duas derrotas. Os triunfos foram conquistados em partidas contra Grêmio Barueri, Ipatinga, Boa Esporte, Guarani, Avaí, ABC, Paraná, ASA, Atlético-PR, CRB, América-MG, Guaratinguetá, Joinville e Ceará, com a última delas, diante do Vozão, concretizando o recorde através de um placar de 3×1, com gols de William, Elton e Pedro Ken.
Comandado por Paulo Cézar Carpegiani, o elenco base do Leão que registrou o nome do clube na história era composto por Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Gilson; Michel, Uelliton (Rodrigo Mancha) e Pedro Ken; Willie (Rodrigo), William e Elton (Tartá).
Com a incapacidade do Cruzeiro de ter igualado o feito neste temporada – ano em que o clube mineiro se mostra bem acima de todos os outros adversários da divisão – o recorde aparenta estar cada vez mais longe de ser batido. Isso porque desde a implementação dos pontos na Série B, em 2006, somente quatro clube foram capazes de ultrapassar a marca de 40 pontos em um só turno; além do Vitória de 2012 e do Cruzeiro de 2022, Palmeiras de 2013 (42) e a Chapecoense de 2020 (40) são as duas equipes integrantes desta lista.
AGENDA
Embalado por três vitórias seguidas e por, enfim, ter entrado de vez na briga por uma colocação dentro do G8 da competição, o Vitória já se vê focado em seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (24), às 16h, o Rubro Negro enfrentará o Ferroviário, no Estádio Elzir Cabral, em duelo válido pela 16ª rodada da competição.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.