Logo após recolher um resultado mediano diante do Ferroviário, no último domingo (24), fora de casa, o Vitória renovou suas atenções para seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. Diante do ABC, no próximo domingo (31), o Rubro Negro estará de volta ao Barradão para aproveitar o apoio massivo de sua torcida e buscar os três pontos. Em meio a este processo de preparação, o clube também foi responsável por divulgar o mais novo texto do estatuto nesta quarta-feira (27), que prevê diversas mudanças aprovadas por AGEs realizadas nos últimos meses.
Retornos à vista? Treino do Vitória conta com participação de dois jogadores recém recuperados de lesão
De acordo com o que foi apurado e publicado pelo portal Globo Esporte, o texto atual é composto pelo documento escrito em 2019, porém recheado de alterações aprovadas em Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) realizadas em 11 de junho e em 16 de julho de 2022. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Nilton Almeida, o mais novo estatuto possibilitará a reestruturação do clube, principalmente caso exista o desejo de transformar a instituição em uma sociedade anônima do futebol (SAF).
“A publicação do novo estatuto do Esporte Clube Vitória será um importante instrumento para auxiliar no processo de reestruturação do clube. Além da melhor ordenação das regras de organização institucional, introduz mecanismos obrigatórios de governança e transparência para os futuros gestores, a exemplo de planejamento estratégico, plano de gestão, dentre outros. Outro grande passo é possibilitar ao clube a constituição de SAF. O que poderá nos possibilitar, se atendidos todos os requisitos necessários, proceder uma virada de página na crise financeira e institucional que temos enfrentado nos últimos anos. Decerto que essas mudanças tornarão menos penoso nosso caminho para o retorno à divisão principal do futebol brasileiro, aspiração principal de todos os rubro-negros”, disse Almeida ao Globo Esporte.
Além do mais novo texto, Nilton também revelou a existência de uma comissão que ficará encarregada de atualizar o estatuto a medida que mudanças passem a ser sugeridas por sócios e pelo próprio Conselho Deliberativo. “Foi constituída também uma comissão permanente de reforma do estatuto para evitar que o texto fique desatualizado. Essas alterações serão feitas de forma mais célere. Então, essa comissão vai ser constituída e continuará sempre no processo de atualização. Vou abrir um e-mail para ela para que os sócios possam enviar sugestões, e eles vão sempre, junto ao Conselho Deliberativo, propondo atualizações”, pontuou.
Confira abaixo as principais mudanças citadas por Nilton Almeida ao portal Globo Esporte:
- Melhor definição de infrações, processos disciplinares e penalidades;
- Regulamenta as hipóteses e condições para obtenção de licenças pelos gestores;
- Possibilidade de formação de chapa para o Conselho Deliberativo com 100 candidatos (o quadro é de 150);
- Criação de uma segunda vice-presidência para o Conselho Deliberativo;
- Proibição de membros do Conselho Gestor se candidatarem ou ter exercício em cargos eletivos fora de Salvador ou em funções incompatíveis com a presidência do clube.
- Composição paritária do Conselho Fiscal nos mesmos moldes do Conselho Deliberativo;
- Eleição dos membros do Conselho de Ética indicados pelos conselheiros, não mais por indicação do presidente do Conselho Deliberativo;
- Regulamenta a divulgação de informações dos sócios em obediência ao princípio da privacidade, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
- Exigência que as candidaturas para os cargos de presidente e vice do Conselho Gestor seja referendada por, pelo menos, 100 sócios aptos;
- Autorização para o clube constituir SAF mediante observância de alguns procedimentos de análise e autorização pelo Conselho Deliberativo e Assembleia Geral.
AGENDA
Após acumular um resultado mediano, porém ainda satisfatório levando em conta a proximidade com que ainda se encontra do tão sonhado G8 da competição, o Vitória já se encontra focado em seu próximo compromisso, que será realizado no próximo domingo (31), às 16h, diante do ABC, em pleno Barradão, duelo que será válido pela 17ª rodada da terceira divisão.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.