Logo após recolher um resultado mediano diante do Ferroviário, no último domingo (24), fora de casa, o Vitória renovou suas atenções para seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. Diante do ABC, no próximo domingo (31), o Rubro Negro estará de volta ao Barradão para aproveitar o apoio massivo de sua torcida e buscar os três pontos. Já em processo de preparação para o duelo decisivo, os comandados de João Burse seguem atentos à situação de seus rivais na tabela do campeonato, estudando os possíveis cenários para que possam adentrar o G8 da competição.
Tudo certo! Vitória acerta renovação de contrato de jovem atacante promissor da base
Mesmo tendo acumulado um resultado decepcionante diante do Ferroviário que colocou um ponto final na sequências de vitórias que o clube vinha aproveitando, o Rubro Negro segue com chances reais de alcançar um lugar entre a elite da divisão. Para isso, porém, somente o triunfo diante do ABC interessa – com nem mesmo o empate servindo -, já que um resultado de três pontos somado a uma série de outros tropeços pode, enfim, levar o clube baiano ao tão sonhado G8 da Série C. Ao final da 16ª rodada, o Vitória se encontra na 11ª colocação, com 22 pontos.
De acordo cmo o que foi publicado pelo portal Globo Esporte, além de conquistar os três pontos, os comandados de João Burse também devem torcer para que uma entre as seguintes situações se concretize: Aparecidense perca para o Atlético-CE (com o Leão ainda precisando reduzir uma diferença no saldo de gols de seis tentos), Botafogo-SP não vença o Volta Redonda, São José não vença o Figueirense ou, por fim, o Remo não vença o Ferroviário.
segundo pesquisa efetuada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória deveria estabelecer como foco a marca de 28 pontos na competição. Apesar do instituto declarar que com 29 pontos a chance de se estabelecer em uma posição entre os oito primeiros clubes da divisão seja de 97%, existe um consenso de que a “nota de corte” da divisão seja estabelecida com um ponto a menos.
Portanto, para chegar nos 28 pontos, o Rubro Negro precisará vencer pelo menos dois de seus últimos três compromissos, assim podendo sonhar em consolidar os 76,5% de chance de se classificar para a próxima fase. Tendo isso em vista, o Vitória já passa a projetar os duelos diante de ABC, Mirassol e Brasil de Pelotas, que se configuram como seus últimos três oponentes na Série C; enquanto o clube sulista se encontra em meio à luta contra o rebaixamento, as equipes potiguar e paulista são dois dos melhores times da divisão.
O Leão da Barra terá a chance de decidir a classificação em frente aos seus torcedores, já que ainda possui dois jogos dentro do Barradão entre este sequência de três compromissos. Caso o clube mantenha seu retrospecto positivo recente dentro de casa, portanto, a expectativa cresce para que duas vitórias sejam conquistadas. Diante de uma perspectiva geral, porém, os resultados em solo baiano do Leão não inspiram muita confiança aos torcedores rubro negros, já que a equipe possui um retrospecto de 50% dentro de seus domínios, com quatro vitórias e quatro derrotas em oito jogos.
AGENDA
Após acumular um resultado mediano, porém ainda satisfatório levando em conta a proximidade com que ainda se encontra do tão sonhado G8 da competição, o Vitória já se encontra focado em seu próximo compromisso, que será realizado no próximo domingo (31), às 16h, diante do ABC, em pleno Barradão, duelo que será válido pela 17ª rodada da terceira divisão.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.