Ainda saboreando o gosto de ter atingido seu objetivo primário na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória, aos poucos, vai deixando para trás as comemorações que tomaram conta do final de semana e já passa a focar em seus próximos desafios pela terceira divisão. Em meio ao período de preparação já iniciado, o técnico João Burse foi o personagem central de uma entrevista conduzida na noite da última segunda-feira (15), ao programa BN Na Bola, em que discutiu, entre outros assuntos, a renovação de seu contrato com o clube após o final da temporada.
Tudo certo! Vitória conhece data, horário e local de primeiro desafio na segunda fase da Série C; confira
“Não estamos pensando nisso. Estamos focado no que temos que construir. Muito feliz com o trabalho. Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo Vitória, mas o importante agora é construir para conquistar o objetivo, que é o acesso”, disse o comandante ao ser perguntado acerca de uma possível renovação de contrato após o término da temporada de 2022.
Invicto à frente do Vitória desde sua chegada, João Burse foi capaz de alcançar um aproveitamento de 72% através de cinco vitórias e três empates nas últimas oito rodadas da Série C do Campeonato Brasileiro, recorde positivo que fez com que o Leão da Barra superasse as expectativas e conquistasse uma vaga na segunda fase da competição.
Concretizando a classificação na última rodada da primeira fase da terceira divisão diante de circunstâncias heroicas, se posicionar em meio aos oito melhores clubes da divisão aparentava ser uma missão impossível após o início delicado de competição que o Vitória concretizou. Tendo sido derrotado nas primeiras três rodadas da competição, o Rubro Negro não foi capaz de firmar uma base consistente de resultados até a 11ª rodada, quando – já tendo passado por duas trocas de treinador – ostentava somente 2,6% de chances de classificação à próxima fase e 51,6% de chance de ser rebaixado, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Após o apontamento de João Burse como o mais novo treinador da equipe, porém, os ares que circundavam o Leão da Barra passaram de pessimistas para esperançosos, já que a equipe protagonizou uma mudança de postura evidente, assim lutando contra a matemática para conquistar a tão sonhada classificação. Desde a publicação de tal porcentagem, Burse foi capaz de liderar o Vitória em uma sequência invicta de oito jogos, culminando em cinco vitorias e três empates, resultados que foram, aos poucos, diminuindo a distância do Rubro Negro ao grupo de elite da divisão. Confira a progressão do Vitória durante as rodadas abaixo:
13ª rodada – Vitória 2 x 0 Figueirense – Distância para o oitavo colocado: 4 pontos
14ª rodada – São José-RS 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos
15ª rodada – Vitória 1 x 0 Paysandu – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto
16ª rodada – Ferroviário 0 x 0 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto
17ª rodada – Vitória 2 x 2 ABC – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos
18ª rodada – Mirassol 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: saldo de gols pró
9ª rodada – Vitória 3 x 1 Brasil-RS – Fim da primeira fase: 7º colocado
AGENDA
Embalado por uma boa sequência de resultados que viu o time ser levado à classificação para a segunda fase, o Vitória agora se concentra em seu objetivo primário na Série C do Campeonato Brasileiro: o acesso à segunda divisão. Para isso, começará sua caminhada no quadrangular final diante do Paysandu, no próximo domingo (21), às 16h, em partida válida pela primeira rodada da 2ª fase.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.