Com 72% de aproveitamento à frente do Vitória, Burse diz ainda não pensar em renovação de contrato

Foto: Pietro Carpi/Vitória

Ainda saboreando o gosto de ter atingido seu objetivo primário na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória, aos poucos, vai deixando para trás as comemorações que tomaram conta do final de semana e já passa a focar em seus próximos desafios pela terceira divisão. Em meio ao período de preparação já iniciado, o técnico João Burse foi o personagem central de uma entrevista conduzida na noite da última segunda-feira (15), ao programa BN Na Bola, em que discutiu, entre outros assuntos, a renovação de seu contrato com o clube após o final da temporada.

Tudo certo! Vitória conhece data, horário e local de primeiro desafio na segunda fase da Série C; confira

“Não estamos pensando nisso. Estamos focado no que temos que construir. Muito feliz com o trabalho. Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo Vitória, mas o importante agora é construir para conquistar o objetivo, que é o acesso”, disse o comandante ao ser perguntado acerca de uma possível renovação de contrato após o término da temporada de 2022.

Invicto à frente do Vitória desde sua chegada, João Burse foi capaz de alcançar um aproveitamento de 72% através de cinco vitórias e três empates nas últimas oito rodadas da Série C do Campeonato Brasileiro, recorde positivo que fez com que o Leão da Barra superasse as expectativas e conquistasse uma vaga na segunda fase da competição.

João Burse Vitória
Foto: Pietro Carpi/EC Vitória

Concretizando a classificação na última rodada da primeira fase da terceira divisão diante de circunstâncias heroicas, se posicionar em meio aos oito melhores clubes da divisão aparentava ser uma missão impossível após o início delicado de competição que o Vitória concretizou. Tendo sido derrotado nas primeiras três rodadas da competição, o Rubro Negro não foi capaz de firmar uma base consistente de resultados até a 11ª rodada, quando – já tendo passado por duas trocas de treinador – ostentava somente 2,6% de chances de classificação à próxima fase e 51,6% de chance de ser rebaixado, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após o apontamento de João Burse como o mais novo treinador da equipe, porém, os ares que circundavam o Leão da Barra passaram de pessimistas para esperançosos, já que a equipe protagonizou uma mudança de postura evidente, assim lutando contra a matemática para conquistar a tão sonhada classificação. Desde a publicação de tal porcentagem, Burse foi capaz de liderar o Vitória em uma sequência invicta de oito jogos, culminando em cinco vitorias e três empates, resultados que foram, aos poucos, diminuindo a distância do Rubro Negro ao grupo de elite da divisão. Confira a progressão do Vitória durante as rodadas abaixo:

13ª rodada – Vitória 2 x 0 Figueirense – Distância para o oitavo colocado: 4 pontos

14ª rodada – São José-RS 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos

15ª rodada – Vitória 1 x 0 Paysandu – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto

16ª rodada – Ferroviário 0 x 0 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto

17ª rodada – Vitória 2 x 2 ABC – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos

18ª rodada – Mirassol 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: saldo de gols pró

9ª rodada – Vitória 3 x 1 Brasil-RS – Fim da primeira fase: 7º colocado

AGENDA

Embalado por uma boa sequência de resultados que viu o time ser levado à classificação para a segunda fase, o Vitória agora se concentra em seu objetivo primário na Série C do Campeonato Brasileiro: o acesso à segunda divisão. Para isso, começará sua caminhada no quadrangular final diante do Paysandu, no próximo domingo (21), às 16h, em partida válida pela primeira rodada da 2ª fase.