Vitória de olho! Confira estatísticas de locomoção, aproveitamento, média de público e probabilidade de acesso da 2ª fase da Série C

Barradão Vitória
Foto: Victor Ferreira/ECV

Ainda saboreando o gosto de ter atingido seu objetivo primário na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória, aos poucos, vai deixando para trás as comemorações que tomaram conta do final de semana e já passa a focar em seus próximos desafios pela terceira divisão. Em meio ao período de preparação organizado pelo técnico João Burse, o Rubro Negro já passa a estudar diversas estatísticas que envolverão a segunda fase da terceira divisão, realizando as contas para ver o que será necessário para que o acesso à Série B seja garantido.

Foco! Técnico do Vitória prega pés no chão para fase final e revela maior motivação do elenco: “Nosso torcedor”

Publicado pelo internauta Karlos Tavares, em sua conta no Twitter, o Vitória já passa a analisar diversos aspectos e estatísticas que envolverão a disputa da segunda fase da Série C e os adversários que enfrentarão nessa fase. Como métrica mais fundamental, o internauta divulgou a projeção de pontos necessária para que um clube almeje a obtenção da vaga na segunda divisão do ano que vem, estabelecendo que 13 e 11 pontos são os melhores saldos para o acesso, contendo – respectivamente – as probabilidades de 100% e 99-99,5% de chance de subida; caso uma equipe consiga 10 e nove pontos, as probabilidades de garantir uma das vagas à Série B cai para 80/90% e 70%, respectivamente.

Adicionando possibilidades a esta métrica, o internauta também apresentou as probabilidades de ir à final do campeonato em função do número de pontos obtidos na fase de grupos, evidenciando que, caso uma equipe seja capaz de atingir 16 pontos, a mesma ostenta 99,5% – 100% de chance de disputar o título, porcentagem que cai para 99% no caso da obtenção de 14 pontos, 90% para 13 pontos e 70/80% no caso da conquista de 12 pontos.

Em relação às equipes com quem duelará por uma das quatro vagas para a Série B de 2023, o Vitória se encontra com o segundo melhor aproveitamento em confrontos diretos, já que foi capaz de vencer três, empatar duas e perder duas vezes em duelos diante dos integrantes do G8, acumulando um total de 52,4% de aproveitamento. À frente do Leão se encontra somente a Aparecidense, com os mesmos 52,4% de aproveitamento, porém um saldo de gols melhor – quatro contra somente dois do Rubro Negro – do que a equipe de João Burse.

Aproveitamentos Série C Vitória
Foto: Reprodução/Última Divisão

Apesar de ostentar um aproveitamento acima da média contra as melhores equipes do campeonato, o Vitória evidencia que prefere jogar de visitante ao invés de diante do apoio massivo de sua torcida. Isso porque, de acordo com Karlos, o Leão da Barra é dono do pior aproveitamento em casa entre os integrantes de seu grupo, com somente 53,33%; enquanto isso, longe de seus domínios assume a liderança entre as outras três equipes com quem disputará a segunda fase, ostentando a métrica de 48,15% de aproveitamento.

Se nos quesitos dentro de campo o Rubro Negro ainda se mantém oscilante, a equipe pode comemorar o fato de que é soberana fora deles. Tendo em vista as médias de públicos pagantes durante a primeira fase da Série C, o Vitória não encontra concorrentes, acumulando não só a maior média (13.454), como também os quatro maiores públicos do ano na divisão; atrás do Leão, se encontra o Paysandu (7.305), seguido por ABC (6.502) e Figueirense (6.489).

Por fim, os comandados de João Burse ainda se veem perto do topo na métrica de longevidade que cada clube precisará percorrer nesta segunda fase de Série C. Para a infelicidade da equipe baiana, a mesma se encontra no quatro lugar de equipes que mais precisarão viajar durante a disputa do acesso, acumulando um total de 11.560 km ao final de sua campanha. Nesta quesito, o Vitória ainda se vê atrás de Paysandu (15.150 km), ABC (15.656 km) e Figueirense (19.662 km), de acordo com uma pesquisa conduzida pelo perfil Última Divisão.

KM percorridos Vitória
Foto: Reprodução/Última Divisão

AGENDA

Embalado por uma boa sequência de resultados que viu o time ser levado à classificação para a segunda fase, o Vitória agora se concentra em seu objetivo primário na Série C do Campeonato Brasileiro: o acesso à segunda divisão. Para isso, começará sua caminhada no quadrangular final diante do Paysandu, no próximo domingo (21), às 16h, em partida válida pela primeira rodada da 2ª fase.