Vitória e Figueirense se enfrentam neste domingo (18), às 16h, no Barradão, em partida válida pela quinta rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Disposto a capitalizar diante de alguns pontos positivos demonstrados em atuações anteriores, o Leão da Barra pretenderá entrar em campo empurrado pela sua torcida para, assim, lutar por mais três pontos e, possivelmente, adentrar na zona de classificação de seu grupo. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival catarinense nos duelos que ambos já disputaram.
Definido! Vitória conhece equipe de arbitragem que comandará duelo contra o Figueirense
Ao todo, Figueirense e Vitória já se enfrentaram em 19 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao grande hiato que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas; após os primeiros encontros no começo dos anos 2000, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 2014, assim quebrando um intervalo que já durava seis anos. Esta será a terceira ocasião em que o Leão e o Figueira disputam um duelo válido pela terceira divisão nacional, previamente também tendo se encontrado pela Série A, Série B e Copa do Brasil.
Já foram registradas oito vitórias do Leão da Barra, enquanto o clube catarinense foi capaz de triunfar em seis ocasiões, com outros cinco empates complementando o recorde histórico. O Rubro Negro também se vê na vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário; levando em conta todos os 19 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 32 gols, acumulando uma média de 1,68 tento por jogo, enquanto isso, o Figueirense se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar 24 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,26 tento por embate.
Antes do embate do final do mês de agosto, o último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco mais de dois meses, válido pela 13ª rodada da primeira fase da Série C deste ano. Na ocasião, o Vitória já lutava para se estabelecer entre os oito melhores clubes da divisão, enquanto o clube catarinense se encontrava praticamente classificado para a próxima fase; evidenciando o ímpeto de vencer do Rubro Negro, o Leão se sagrou vitorioso pelo placar de 2×0, com gols de Rafinha e Luidy.
Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Barradão, o Rubro Negro poderá resgatar o duelo descrito acima ou relembrar a partida válida pelo segundo turno da Série A de 2016, quando o Leão protagonizou sua maior goleada dentro de casa na história do confronto. Válido pela 36ª rodada da primeira divisão daquele ano, o Vitória conquistou os três pontos através de um placar de 4×0, com gols de Willian Farias, Zé Love, Kieza e Marinho.
AGENDA
Após protagonizar dois duelos sem gols diante do líder do grupo ABC, o Vitória reestabelece seu foco para seu próximo compromisso pela segunda fase da Série C, precisando encarar o Figueirense, em pleno Barradão, às 16h, no próximo domingo (18), para manter vivas as chances de conquistar o acesso à Série B do ano que vem.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.