Com a igualdade diante do Paysandu, o Vitória conquistou o tão sonhado acesso à Série B ao encerrar o quadrangular final da Série C na segunda posição, com nove pontos. O acesso e o final da temporada de 2022, além de comemorado, vem causando diversas repercussões dentro e fora do Rubro Negro, entre elas a classificação do clube baiano para a Copa do Brasil de 2023, que veio através da resolução da final entre Flamengo e Corinthians, na última quarta-feira (19).
Vitória de olho! Meninos do Sub-17 conhecem adversário da final do Campeonato Baiano da categoria
De acordo com o que foi reportado pelo portal Arena Rubro Negra, o Vitória se viu beneficiado pela conquista do título da Copa do Brasil de 2022 por parte do Flamengo, em disputa realizada no Maracanã na última quarta-feira (19), diante do Corinthians. Com o tetracampeonato, o Rubro Negro carioca se vê garantido a partir da terceira fase da competição mata-mata do ano que vem, abrindo uma vaga a partir da primeira fase para o Vasco, atribuída através do Campeonato Carioca; com a conquista da vaga pelo Cruzmaltino pelo estadual, o Leão da Barra viu seu lugar ser garantido na competição do ano através do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma vez que o Vitória não foi capaz de se classificar para a fase final do Baianão de 2022.
Diante da classificação, o Rubro Negro baiano volta a integrar a disputa da principal copa do território brasileiro a partir da primeira fase, como foi o caso da campanha de 2022, que viu a equipe despachar o Castanhal em sua primeira partida (conquistando um empate por 1×1, mas se classificando por conta do coeficiente no ranking da CBF), vencer o Glória na segunda fase por 2×0, mas ser eliminado pelo Fortaleza na terceira rodada, pelo placar agregado de 4×0.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.