Top 3 do Nordeste! Vitória ocupa lugar de destaque em ranking de maiores pontuadores na Série A do Brasileirão; entenda

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Com a igualdade diante do Paysandu, o Vitória conquistou o tão sonhado acesso à Série B ao encerrar o quadrangular final da Série C na segunda posição, com nove pontos. O acesso e o final da temporada de 2022, além de comemorado, vem causando diversas repercussões dentro e fora do Rubro Negro, entre elas a inclusão do Leão em um levantamento efetuado por um portal, que buscou ranquear os maiores pontuadores de edições da Série A entre clubes nordestinos.

Vitória de olho! CBF define grupos da fase inicial de disputa da Copa do Nordeste 2023; confira

De acordo com o que foi apurado e reportado pelo portal Globo Esporte, o Vitória se encontra como um dos três melhores desempenhos de clubes nordestinos levando em conta as edições de pontos corridos da Série A do Brasileirão (2006-2022). Segundo o levantamento, as oito disputas do Rubro Negro na elite do futebol nacional (2008, 2009, 2010, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2018) fizeram com que o clube baiano angariasse 366 pontos, ficando atrás somente do rival Bahia (que já conquistou 412 pontos em nove participações) e Sport (452 pontos em 11 disputas).

A colocação do Leão no ranking promete estar assegurada, pelo menos, pelo próximo ano, uma vez que as equipes que o seguem na classificação – Ceará e Fortaleza – possuem uma diferença de 58 e 121 pontos, respectivamente. Rebaixado na mais recente edição do Brasileirão, o Vozão não terá a oportunidade de capitalizar diante de mais uma campanha, enquanto o Leão do Pici segue em busca de mais pontos na temporada de 2023, porém precisará de mais de uma edição para reduzir a diferença para o Vitória.

Contribuindo amplamente para a manutenção do Rubro Negro baiano nesta posição do ranking, a campanha de 2013 ainda se mantém como a melhor do clube em uma edição do Brasileirão de pontos corridos. Na ocasião, o Leão conquistou 16 vitórias, 11 empates e 11 derrotas durante as 38 rodadas, assim acumulando 59 pontos e permanecendo na quinta colocação da Série A.