O início da temporada 2023 do Vitória está cada vez mais perto, é no dia 5 de janeiro que o Leão enfrentará o Cordino, na Pré-Copa do Nordeste. O primeiro jogo decisivo do Rubro-Negro na competição será contra um clube do Maranhão. Cordino foi fundado em 8 de março de 2010.
Vitória de olho! FBF detalha primeiras rodadas do Baianão 2023 e Leão estreará fora de casa; confira detalhes
O Cordino é da cidade Barra do Corda, interior de Maranhão. Novato na região do Nordeste, o primeiro torneio oficial que o clube disputou foi a segunda divisão do Campeonato Maranhense, em 2010, temporada em que chegou na final do regional. Ao conseguir o acesso à elite do futebol maranhense, o Cordino alcançou a quinta colocação e se manteve no páreo. Em 2016, houve uma conquista maior do que as anteriores. Pela primeira vez em uma competição nacional: O clube maranhense teve seu lugar garantido na Série D do brasileiro. Naquele ano, ficou em quarto lugar do Campeonato Maranhense.
Em 2017, competiu pela primeira vez a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Já em 2020, o Cordino não resistiu e caiu para a segunda divisão do Campeonato Maranhense. Em 2021, conseguiu retornar para a primeira divisão do regional após o título da Série B do Campeonato Maranhense. Quando voltou para a elite, em 2022, o clube chegou à final novamente, só que foi derrotado pelo Sampaio Corrêa. Agora, dando início a 2023, o Cordino encara o Vitória no primeiro jogo da Pré-Copa do Nordeste.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.