Vitória na frente! Confira o retrospecto histórico do Rubro Negro contra o Bahia de Feira

Vitória x Bahia de Feira 2022
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Vitória e Bahia de Feira se enfrentam nesta quinta-feira (12), às 19h15, na Arena Cajueiro, em partida válida pela rodada inaugural do Campeonato Baiano de 2023. Disposto a capitalizar diante das últimas atuações que recolheu no início desta temporada, o Rubro Negro entrará em campo sedento por mais uma vitória para sedimentar a moral alta de seu elenco e, assim, começar com o pé direito mais uma competição deste novo ano. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival baiano nos duelos que ambos já disputaram.

Precisando superar nove desfalques, Vitória contará com retorno de peça importante contra o Bahia de Feira

Ao todo, Vitória e Bahia de Feira já se enfrentaram em 17 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao início tardio das disputas entre ambos; o primeiro encontro das equipes foi registrado somente em 2010, que, desde então, foi seguido por duelos anuais como parte do campeonato estadual – com exceção de poucas temporadas. Esta será a 18ª ocasião em que o Leão e o Tremendão disputam um duelo válido pelo Campeonato Baiano.

Já foram registradas sete vitórias do Leão da Barra, enquanto o rival foi capaz de triunfar em três ocasiões, com outros sete empates complementando o histórico. O Rubro Negro também leva vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário. Levando em conta todos os 17 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 27 gols, acumulando uma média de 1,59 tentos por jogo; enquanto isso, o Bahia de Feira se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar 18 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,06 tentos por embate.

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco menos de um ano, válido pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2022. Na ocasião, o Vitória lutava pelos três pontos para ingressar na zona de classificação à próxima fase, enquanto o Bahia de Feira buscava se manter na vice-liderança do torneio estadual; se aproveitando do fator casa, o Leão despachou seu adversário pelo placar de 2×1, com gols de Alisson Cassiano e Eduardo.

Caso precise de inspiração para triunfar nesta quinta-feira, o Rubro Negro precisará resgatar no fundo de sua memória a última ocasião em que venceu como visitante diante do Tremendão. Há cinco anos, em duelo válido pela primeira fase do Baianão de 2017, o Vitória viajou ao interior baiano e não tomou conhecimento dos donos da casa, conquistando um placar magro de 1×0, com gol de Kanu.