Vitória e Santa Cruz se enfrentaram neste sábado (21), às 17h30, no Barradão, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo e de alto volume de jogo, porém sendo infeliz no final da partida, o Leão só foi capaz de empatar com seu adversário pernambucano pelo placar de 1×1, com gols de Zeca e Yan de Oliveira. Com a igualdade, os comandados de João Burse começam a competição perto da ponta da tabela, mas de forma temporária.
Mas já? Diretores do Vitória apoiam dispensa em massa de elenco do clube para a sequência de 2023
PRIMEIRO TEMPO
Se aproveitando do fator casa e do incentivo massivo de seu torcedor, o Vitória se lançou ao campo de ataque assim que o árbitro soou o apito inicial, logo arranjando duas chances de perigo; no primeiro minuto, Láo Gamalho arriscou um chute que passou por cima do gol de Geaze, enquanto Rafinha finalizou de fora da área e também quase surpreendeu o arqueiro adversário. Osvaldo também se juntou à trinca de atacantes que tiraram tinta dos postes do Santa Cruz ao finalizar cruzado aos sete minutos. Os visitantes, por sua vez, registraram sua primeira chegada de perigo aos 12′, quando Michel Douglas por pouco não alcançou uma bola cruzada na área; a finalização ao alvo inaugural do Santinha, porém só surgiu aos 22′, através de uma finalização colocada de Anderson Ceará, que exigiu uma boa defesa de Dalton. Do outro lado, Geaze ainda produziu duas boas defesas – em chutes de Osvaldo e Gegê – para garantir a manutenção do 0x0 no placar.
SEGUNDO TEMPO
Visando a manutenção do ímpeto ofensivo demonstrado ao longo da primeira etapa, o Vitória voltou ao segundo tempo adiantando suas linhas com o objetivo de pressionar seu adversário no campo de ataque e, assim, vetar qualquer ameaça do clube pernambucano. Impedindo a progressão do Santinha, o Rubro Negro arriscou pela primeira vez aos sete minutos, com João Lucas, que só observou o goleiro Geaze impedir a finalização; já aos 10′, Rafinha arriscou de longe, mas o chute saiu por cima da trave adversária.
Pecando na pontaria, mas apresentando um bom volume de jogo, o ritmo da partida prontificou mudanças em ambos os lados, fator que auxiliou a abertura do placar por parte dos donos da casa nos minutos subsequentes. Entrando no lugar de Rafinha, o estreante Nicolás Dibble produziu um bom lançamento para Eduardo cabecear, finalização que exigiu uma linda defesa do arqueiro pernambucano; logo em seguida, o uruguaio novamente participou de um lance crucial, forçando uma defesa por parte do goleiro Geaze após cruzamento de Osvaldo, cabeçada que gerou a chance de Zeca chutar cruzado e abrir o placar no início de noite baiano.
O tento aparentou não desacelerar a equipe da casa, que novamente forçou mais uma boa defesa de Geaze, aos 30′, através de um chute cruzado de Osvaldo. O Santa Cruz, diante de tamanha pressão dos donos da casa, até mesmo tentaram uma resposta através dos pés de Tharlles, aos 36′, com a finalização passando por cima do gol de Dalton. O arqueiro do Leão, porém, teve mais trabalho dois minutos depois, quando evitou o empate dos visitantes após um disparo de fora da área de Arthur. As sucessivas finalizações falhas dos visitantes não aparentaram desanimar a equipe pernambucana, que se lançaram ao ataque com todo seu poderio ofensivo, conquistando o empate no último lance da partida; Tharlles foi capaz de encontrar um lançamento preciso para Yan de Oliveira, que encontrou o fundo da rede de Dalton e decretou o empate na noite baiana.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.