Bahia e Vitória se enfrentaram neste domingo (29), às 16h, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Baiano. O clássico Ba-Vi aconteceu no estádio Fonte Nova, com mando de campo do Bahia. O fato é que as duas equipes estão em cenários diferentes no momento, o Bahia vem lutando pela liderança do estadual, enquanto o Vitória está muito próximo da zona de rebaixamento do Baiano, porém sabemos que em um jogo desse tamanho tudo pode ocorrer. O Bahia explorou a velocidade de seus jogadores, se usufruiu do talento de Kayky e o apoio de sua torcida, dessa forma, o Rubro-Negro não resistiu e perdeu mais uma no campeonato. O placar final foi 1 a 0 para o novo líder da competição.
Bahia x Vitória: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
Com três minutos de primeiro tempo já estava aparente o clima tenso do clássico, o árbitro da partida precisou chamar atenção de Zeca e Daniel, jogadores do Vitória e do Bahia, contendo uma possível confusão. Aos 4, o mandante da partida tentou finalizar pela primeira vez na partida, mas Acevedo chutou mascado e conseguiu escanteio para o Bahia. O tricolor procurou tomar a iniciativa nos primeiros 10 minutos, mas a marcação do Leão estava bem postada e, quando tinha a oportunidade, o Rubro-Negro esfriou a partida. Conforme avançou o tempo, o ímpeto do Bahia se mostrava cada vez mais perigoso, as jogadas envolvendo Acevedo e Kayky deixaram a defesa do Leão frágil em lances de perigo contra o seu gol. Aos 17, essa dupla promissora apareceu e o resultado foi: gol do Bahia. O atacante Kayky recebeu uma grande assistência de Acevedo, dominou, driblou o goleiro Dalton e mandou a bola para a rede, golaço do tricolor. Apenas aos 22 o Vitória conseguiu atacar, o Leão quase aproveitou um erro bisonho de Kanu e Acevedo, o camisa 11 Rafinha ficou cara a cara pro gol, com a chance de empatar, mas finalizou torto e desperdiçou a melhor chance do Vitória até aquele momento.
O Bahia não demorou para chegar com perigo novamente e mandou uma bola na trave com o camisa 5 Rezende, em bola parada, aos 31. O confronto ficou, de certa forma, equilibrado, o tricolor chegou mais perto de ampliar o placar, aproveitando a falta de conexão entre os zagueiros do Vitória, entretanto, o Rubro-Negro buscava responder com bastante perigo, os jogadores Rafinha, Gegê e Osvaldo foram os mais acionados. Em geral, em termos de qualidade e velocidade, os jogadores do Bahia sobressaíram no primeiro tempo, os zagueiros Dankler e Camutanga não conseguiram suportar. Já na faixa dos 40 minutos, Trellez e Rodrigo Andrade quase empurraram a bola para o gol, os dois pararam no goleiro Marcos Felipe. Terminou assim, 1 a 0 Bahia após o 45 minutos e acréscimos disputados.
Para o segundo tempo, uma mudança importante no Vitória: Nicolás Dibble no lugar de Rafinha. Só que a alteração não mostrou resultado, com 2 minutos na segunda etapa, já houve dois lances de perigo do habilidoso Kayky, o nome do gol do Bahia. Aos 3 minutos, quase uma linda jogada do Bahia resulta em gol, o volante Rezende recebeu um passe inteligente de Biel, se infiltrou dentro da área e sua finalização foi impedida por Dalton. A equipe mandante continuou mais agressiva no ataque e encontrava espaço constantemente. Na faixa dos 20 minutos do segundo tempo, o Bahia priorizou controlar a partida e trocava passes no meio-campo, investindo na possibilidade de ampliar o placar, porém optou por abaixar o volume ofensivo e não finalizou mais, sem sofrer pressão do adversário para um possível empate. Atrás no placar, o Vitória passou a ter mais dificuldade ainda na criação. No primeiro tempo, o Leão conseguiu ao menos ter três chances contundentes para empatar, já no segundo, nenhum perigo foi oferecido. Esse foi o cenário até a reta final da partida, a vitória magra do tricolor permaneceu e o Rubro-Negro atravessou uma grande limitação na construção de jogadas. Venceu o Bahia, 1 a 0 em cima do Vitória, o maior rival.
Com a derrota deste domingo, o Vitória pode voltar para a zona de rebaixamento dependendo dos resultados de Barcelona-BA x Doce Mel e Juazeirense x Bahia de Feira. A posição do Leão no momento é a 8°. O próximo compromisso do Leão no Campeonato Baiano será contra o Jacobinense, na próxima quinta-feira (2).
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.