Vitória e Náutico se enfrentam nesta quinta-feira (23), às 19h, no Barradão, em partida válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste de 2023. Disposto a se recuperar de uma sequência ruim de resultados, o Leão da Barra pretenderá entrar em campo inspirado pelo apoio de sua torcida para que, assim, possa conquistar a primeira vitória de sua campanha na competição e iniciar uma reação rumo ao G4 de seu grupo. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra terá que se mostrar ainda mais determinado, já que o clube se encontra atrás de seu rival pernambucano nos duelos que ambos já disputaram.
Vai dar? Vitória mira ‘número mágico’ na Copa do Nordeste para sonhar com classificação ao mata-mata
Ao todo, Vitória e Náutico já se enfrentaram em 39 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido aos diversos hiatos que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas. Após os primeiros encontros nos anos 60, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1972, assim quebrando um jejum de seis anos, intervalo que foi aumentado entre os anos de 1994 e 2001. Esta será a quinta vez em que o Leão e o Timbu se enfrentarão pela Copa do Nordeste.
Já foram registradas 15 vitórias do Náutico, enquanto o Rubro Negro foi capaz de vencer em 14 ocasiões, com 10 empates complementando o retrospecto. Leão e Timbu também se encontram desiguais no quesito de gols marcados; levando em conta todos os 39 duelos, o Vitória foi capaz de marcar somente 52 gols, acumulando uma média de 1,33 tento por jogo, número acima de seu rival pernambucano, que já marcou 48 tentos e acumula uma média de 1,23 gols por partida.
O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco mais de um ano e meio, válido pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. Na ocasião, o Vitória não foi capaz de superar os donos da casa e só empatou pelo placar de 1×1, com gol de Bruno Oliveira.
Caso precise de inspiração para triunfar nesta quinta-feira, em pleno Barradão, os comandados de Léo Condé precisarão resgatar a última ocasião em que venceram na condição de mandante, válida pela 21ª rodada do Brasileirão de 2013. Na ocaisão, os donos da casa não tomaram conhecimento de seu adversário e arrancaram uma vitória pelo placar de 2×1, com gols de Dinei (2x).
AGENDA
Ainda buscando por sua primeira vitória na Copa do Nordeste de 2023 após somente empatar com o ABC, o Vitória pôde aproveitar um pequeno intervalo de descanso até seu próximo compromisso, que será realizado nesta quinta-feira (23), às 19h, diante do Náutico em pleno Barradão, duelo válido pela quinta rodada do Nordestão.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.