Vitória e Barcelona de Ilhéus se enfrentaram neste domingo (26), em jogo válido pela última rodada do Campeonato Baiano, às 16h. A partida aconteceu no Barradão. O jogo desta tarde foi decisivo, mais do que nunca para o Leão, que queria evitar uma quinta eliminação consecutiva na primeira fase do Baianão e, para isso, além de cumprir com o dever de casa, teria que torcer para o rival Bahia vencer o Itabuna. Quanto ao Barcelona, para não depender de combinação de resultados, a equipe vai em busca da vitória para evitar o rebaixamento, ou até surpreender e beliscar a última vaga para a próxima fase do estadual, que estava com o Itabuna antes dessa última rodada. Ao decorrer dos 90 minutos, o ímpeto ofensivo do Vitória não foi suficiente para a equipe abrir o placar, o que é mérito da postura defensiva do Barcelona. Inclusive, os visitantes também atacaram em alguns momentos, mas o resultado final foi 0 a 0, o que fez jus ao pouco poder ofensivo visto no confronto.
Vitória x Barcelona de Ilhéus: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
Nos dez minutos iniciais do primeiro tempo, era o Vitória que buscava pressionar mesmo com todas as suas limitações na frente. Na marca dos 11, o zagueiro Camutanga conseguiu cabecear a bola cruzada por Osvaldo e realizou a primeira finalização rubro-negra. O Barcelona não ficou só se defendendo e demonstrava bastante ambição quando avançava para o ataque, preocupando o torcedor do Leão. A equipe visitante vinha investindo em uma arma que o Vitória, nos últimos jogos, mostra uma série de fragilidades para anular, a bola aérea. Já aos 20 minutos, o Rubro-Negro baiano teve sua primeira chance de real perigo no jogo com Diego Torres. Zeca arrancou pela esquerda, cruzou rasteiro, a bola ficou oferecida para o meia argentino, que chutou muito em baixo e desperdiçou uma oportunidade de ouro. Os 30 minutos do primeiro chegou e o Vitória se via encurralado na tentativa de construção de jogadas, dificilmente conseguia romper o sistema defensivo da Onça de Ilhéus, faltava mais assertividade nos passes e aproximação entre os atletas. Aos 33, Diego Torres teve outra chance após cruzamento, e finalizou em cima do goleiro, que segurou tranquilamente. Enquanto o Itabuna estava fazendo 3 a 0 no Bahia, o Vitória não saia do 0 a 0 até os 44 minutos da primeira etapa. A campanha melancólica do Rubro-Negro no Baianão 2023 parecia bem próxima do fim. O árbitro apontou o centro do campo e encerrou o primeiro tempo, Vitória 0 x 0 Barcelona de Ilhéus.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Vitória chegou de forma mais efetiva no ataque com o camisa 11 Rafinha. O artilheiro do Vitória na última temporada se aproximou da pequena área, tentou chutar colocado, porém saiu muito forte. A zaga do Barcelona voltou menos impositiva para o segundo tempo, e o Leão conseguiu praticar uma pressão nos primeiros cinco minutos, teve até bate-rebate em um escanteio. A pressão continuou, contudo, o ímpeto não era suficiente para realizar mais finalizações no alvo da Onça de Ilhéus, que voltou a proteger a defesa e dificultar a vida rubro-negra. Marco Antônio tentou chutar de fora da área e mandou a bola longe do gol aos 24 minutos. Aos 27, apareceu Rafinha novamente, o atacante finalizou sem potência e em cima do goleiro do Barcelona. A essa altura, na faixa dos 30 minutos, o jogo se resumia em o Vitória cadenciando a posse de bola à procura de espaço, até que encontrou, mas a bola não entrou. Tréllez, que entrou no lugar de Léo Gamalho mandou duas bolas na trave em três minutos, primeiro ele parou no lateral Caio Queiroz e na segunda vez o goleiro Alexandre Villa fez uma defesa providencial. Com o desespero do Vitória, o Barcelona achou espaço nos minutos finais do jogo, Lucas Arcanjo salvou a equipe após a finalização de Thárcio. E acabou, o Vitória apenas empata no Barradão e abandona o Campeonato Baiano 2023. É a quinta eliminação consecutiva do Leão na primeira fase.
O Vitória amarga mais uma decepção à sua torcida. A mudança de técnico não deu resultado e a bronca fica com o presidente Fábio Mota. A equipe rubro-negra está eliminada no Campeonato Baiano e terminou em sexto lugar após nove rodadas, com 12 pontos conquistados. O próximo jogo do Leão será pela Copa do Brasil, o time fará sua estreia na competição contra o Nova Iguaçu, na próxima quarta-feira (1), às 16h.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.