Uma semana sem nenhum jogo no Barradão. Apenas aguardamos por mais um compromisso diante de Campinense, para cumprir tabela, e depois disso, a Série B! Como disse em textos anteriores, minha maior vontade é que tudo de ruim que tivesse de acontecer ao Vitória, ficasse contido nesses 3 meses, e que a partir de abril houvesse uma mudança radical no Rubro-Negro.
Caras novas estão chegando, caras antigas saindo, e o Vitória aos poucos se arruma para sair com uma cara sorridente nos registros da Série B, que esse ano me parece muito bem nivelada. Entre os grandes times dessa Segundona, temos equipes como Ceará, Sport, Atlético-GO, Ponte Preta, Guarani, e o próprio Vitória, despontando como favoritos ao acesso tão desejado. Só que para mim não basta um simples acesso. Quero ver o Vitória campeão da Série B, visto que isso já não se torna um luxo e sim uma necessidade. Se ganhar a Segundona, o Leão não só carimba a vaga para a Copa do Brasil, como já entra na terceira fase do certame que vem! Seria uma virada de mesa histórica para um time que tem pouquíssimas chances de se classificar para a Copa do Brasil 2024.
O novo diretor de futebol, Ítalo Rodrigues, vem para dar um novo gás ao time, mas para fazer um campeonato de qualidade, ele precisará mais do que simplesmente montar um novo elenco, ele vai precisar suar muito para conseguir peças com bom custo beneficio nos principais estaduais; uma aposta legal seriam os times do interior paulista e do futebol paranaense, que hoje despontam com as melhores médias de qualidade a nível nacional. Basta observar os estados que apresentam melhor futebol, com mais representantes nos principais campeonatos, e aí sim o Vitória faz a composição do seu elenco.
Outro fato importante, mas sem exagerar na dose, é buscar do futebol sul-americano, o que segundo Ítalo já esta sendo visto. Porém não é bom tornar o Vitória uma nova república latina cheia de estrangeiros, pois isso não é garantia de sucesso. Para obter jogadores de outros países, seria bom investir nos do Uruguai e da Argentina.
Vale ressaltar a importância de valorizar a torcida do Vitória. Novamente, nós torcedores Rubro Negros baianos despontamos como uma das maiores torcidas de um campeonato nacional. Estamos atrás apenas do Sport Recife em termo de público! Quanto melhor o Vitória jogar, e quanto mais vencer, mais casa cheia ele terá! Hoje, o Vitória depende exclusivamente de sua torcida, e precisa jogar em função dela!
Nós voltaremos na semana que vem, com uma ótica do jogo contra o Campinense, e a pré-temporada da Série B, com outras notícias e comentários. Bom fim de semana. SRN
Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos – Salvador-BA
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.