Opinião: Precisamos falar sobre Osvaldo

Osvaldo | Vitória 3 X 0 Ponte Preta
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Eu admito que quando o Vitória anunciou a contratação de Osvaldo, assim como a maioria dos torcedores, eu não aprovei, afinal tratava-se de um jogador de 36 anos que estava na reserva do CSA, mesmo tendo alguns bons momentos no Fortaleza nos anos anteriores. Me veio na cabeça a contratação do meia Jadson em 2022, que falei antes mesmo dele chegar que sairia antes do fim do contrato por algum motivo e foi assim que aconteceu. O atacante pra mim seria mais um daqueles jogadores que vêm em fim de carreira, não rendem o esperado, vão pro banco de reservas e saem pela porta dos fundos, mas está acontecendo completamente o contrário.

Mesmo quando o Vitória estava naquele momento horrível dentro de campo, com a torcida sem perspectiva alguma, Osvaldo era um dos poucos (ou o único) que se destacavam pela sua garra e pela sua velocidade os durante os 90 minutos de jogo. Ele passou a fazer algo que poucas vezes eu vi nos últimos anos: chutes de fora da área. Essa característica de cortar para a esquerda e chutar, tem sido um terror para os goleiros adversários e rendeu um golaço contra a Ponte Preta na primeira rodada da Série B. O fato dele ser destro e ter essa “carta na manga” com a perna esquerda, mostra que o jogador pode render em ambos os lados do campo, algo que agrega muito pela quantidade de atacantes que temos no elenco.

Hoje não tenho dúvidas de que o time titular do Vitória tem que ser Osvaldo + 10, independente da partida. Além do seu desempenho em campo, nos vídeos dos bastidores das partidas que são divulgados pelo rubro-negro, apesar de não carregar a braçadeira, podemos ver que o atacante também é um sinônimo de liderança dentro de um grupo que conta com outros jogadores experientes e carimbados no futebol brasileiro como Zeca (capitão), Geovanni Augusto e Léo Gamalho, além de Wellington Nem que não vem sendo relacionado por opção do treinador (algo que acho estranho, pois eu tive boas informações do jogador nos treinos antes do início da Série B). O impressionante é que Osvaldo está melhor a cada jogo e que a tendência é evoluir cada vez mais com a sequência do Brasileirão.

Autor: Nadson Barbosa, 30 anos | Salvador-BA

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.