Esquema implantado pelo técnico do Vitória gera aproveitamento positivo, mas coloca ‘pulga atrás da orelha’ do torcedor

Foto: Pietro Carpi/EC Vitória/Divulgação

O Vitória de Léo Condé vem sendo escalado com um esquema mais povoado na defesa, o uso de três zagueiros foi a alternativa que o treinador rubro-negro encontrou para superar a oscilação na Série B do Campeonato Brasileiro. Como bem trouxe o portal ge, com três homens na zaga, o time conseguiu 13 pontos nos últimos seis jogos, o que significa 72% de aproveitamento. No entanto, em geral, o Leão da Barra saiu com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas (63% de aproveitamento) desde que o esquema foi implantado. Apesar de o retrospecto ser positivo, a dificuldade do Rubro-Negro para atacar o adversário colocou ‘pulga atrás da orelha’ do torcedor.

Tá quase! DM do Vitória estipula projeção de retorno para atleta que se encontra longe dos gramados desde o início de 2023

Confira os nove jogos que o Leão teve três zagueiros nesta Série B:

  • Avaí 1 x 1 Vitória – 9ª rodada;
  • Tombense 1 x 2 Vitória – 11ª rodada;
  • Juventude 1 x 0 Vitória – 15ª rodada.
  • Vitória 2 x 1 Novorizontino – 17ª rodada;
  • Sport 1 x 2 Vitória – 18ª rodada;
  • Vitória 1 x 0 Chapecoense – 19ª rodada;
  • Ponte Preta 2 x 2 Vitória – 20ª rodada;
  • Vitória 2 x 0 ABC – 21ª rodada;
  • Londrina 2 x 0 Vitória – 22ª rodada.

A desconfiança da torcida pode ser justificada pelos desempenhos nos últimos quatro jogos. Contra a Chapecoense, Léo Gamalho apareceu para ser o grande herói da partida. A bola parada passou a ser a arma para um time pouco inspirado no ataque. Já diante da Ponte Preta, o Leão praticamente não criou na primeira etapa, cresceu no segundo tempo e lutou para conseguir o empate no fim. No jogo contra o ABC, a marcação adversária conteve os avanços do Vitória na maior parte do tempo, mas os minutos finais foram cruciais para garantir três pontos suados diante do lanterna. Por fim, o Leão deveu em criatividade e em progressão com a bola contra o Londrina.

O sistema defensivo tem garantido sucesso no atual esquema de Condé, porém a construção de ataque da equipe baiana tem apresentado problemas. Camutanga, Wagner Leonardo e Yan Souto formaram um trio eficiente até aqui, mas o Rubro-Negro precisará evoluir quando a bola se aproxima do ataque. Contra o Londrina, houve apenas uma finalização no alvo.