Grande passo! Vitória Feminino jogará competição nacional pela primeira vez na história

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O futebol feminino do Vitória ficou com o vice do Campeonato Baiano de 2023 ao perder para o Bahia no jogo de ida e empatar por 0 a 0 no da volta, contudo, um grande passo foi conquistado. O Rubro-Negro garantiu vaga no Brasileirão Série A3 da próxima temporada. Será a primeira participação do clube na história da competição nacional. Como diz o artigo 13 do regulamento do Baianão, apenas o campeão está garantido na Série A3, mas como o rival Bahia já tinha vaga confirmada para a Série A2, as Leoas se aproveitaram de um lugar sobrando e jogarão a Terceira Divisão.

Vitória aumenta chances de acesso à Série A e se vê próximo do primeiro título nacional de sua história; confira números

O regulamento do Campeonato Baiano Feminino explica que: “Terá direito à vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A3 2024, a Associação que for campeã do Campeonato Baiano de Futebol Feminino Não Profissional – Edição 2023, excluindo aquela(s) que, eventualmente, já tenha(m) vaga em outras Séries do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2024, hipótese em que a vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A3 2024 será da Associação melhor classificada no Campeonato Baiano de Futebol Feminino Não Profissional – Edição 2023”.

Campeãs do Baianão de 2018, as Leoas do Vitória Feminino fizeram uma campanha consistente na última edição. Foram seis vitórias, dois empates e três derrotas em 11 jogos, com 19 gols marcados e nove sofridos. A oportunidade de disputar a Série A3 acende a esperança por mais investimentos no futebol feminino do Leão da Barra, que voltou a ser competitivo em 2023.