Opinião: A mudança veio tarde… ou será que não?

Vitória Barradão vazio
Foto: Reprodução/Twitter/Marcello Góis

O meu grau de tristeza com o Vitória foi tamanho que eu simplesmente esqueci que ele jogaria ontem, contra o já classificado Ceará, pela Copa do Nordeste. Acredito eu que a partida também não valia nada para o adversário, pois veio com menos de nove titulares, e com o Vitória vivendo seus últimos dias imerso em noticias de saídas, chegadas e permanências, além do caso policial envolvendo Fábio Mota. Desde já me solidarizo com o presidente do rubro-negro e sua família, independente da revolta, o crime nunca é o caminho certo para nada!

Voltando ao jogo, eu não tinha me lembrado, mas o meu amigo Google me deu um toque hoje pela manhã: Vitoria 2×0 Ceará. A minha reação imediata foi, “PRA QUE ? AGORA É TARDE, NÃO VALE MAIS NADA !”, e realmente, não tem valido mais nada, mesmo que o Vitória goleie por 10×0. Em tempos passados, se ainda houvesse chance de classificação, eu estaria em festa nesse exato momento, principalmente por ter vencido o chatíssimo Ceará.

Mas será mesmo que não tem jeito ? Em uma de minhas colunas críticas, eu cheguei a desejar que tudo de ruim que tivesse de acontecer ao Vitória, acontecesse logo, e que na série B, uma revolução fosse concretizada. O Ceará é um adversário da Série B, e como ele, o Vitória também sonha com um acesso. Eu gostaria de destacar também a garra do Leão no BaVi. Sim, eu achei que o Vitória lutou bravamente, e talvez seja meu primeiro elogio em três meses de coluna aqui no site. Esse ano eu ainda não tinha visto o Vitória tão aguerrido como no ultimo BaVi. Todo mundo esperava que o Bahia o derrotasse com folga, mas o Vitória conseguiu calar a boca de mais de 40 mil torcedores no Bahia na Fonte Nova; ou melhor, calar não, fazê-los vaiar o próprio Bahia. Mas infelizmente, junto com isso, veio a terceira eliminação seguida, fruto de uma falta de dedicação no campeonato todo, e só agora, no final, o Vitória veio mostrar futebol. A torcida teve que se revoltar para que algo acontecesse, para que os jogadores e a diretoria entendessem que têm um compromisso conosco. Precisou Fábio Mota ser vitima de um crime cibernético para tomar as providências que ele podia tomar antes, sem medo e sem essa carga de pressão nociva!

O sentimento do torcedor se materializou nas arquibancadas vazias, em um jogo clássico contra o Ceará, público muito baixo. Não critico a torcida, pois ela foi paciente o quanto pôde, e sem violência, fizeram seu protesto de ausência! Talvez com esses dois últimos jogos, o Vitória queira pedir desculpas ao seu torcedor, mas esse perdão só virá fazendo uma boa Série B, subindo de divisão ou até sendo campeão! Sonho demais né? Enfim, quando um Campeonato Brasileiro começa, tudo é possível, e o Vitória tem tempo para isso!

Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos – Salvador-BA

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.