Bem dizem que está tudo lindo enquanto os resultados estão vindo, né?! As derrotas nesta Série B já me deixaram bastante preocupado e é preciso ligar o sinal de alerta. A atuação do Vitória nas duas últimas partidas, principalmente na derrota contra o Mirassol que foi horrível mais pela forma como o time se comportou do que pelo resultado em si, escancarou algumas questões que precisam ser corrigidas o quanto antes. A lesão de Geovanni Augusto criou um problema maior do que eu imaginava na parte tática da equipe, pois Léo Condé vem insistindo em opções que não cobrem a lacuna deixada pelo camisa 10 como Osvaldo (que rende muito mais pela ponta direita) e principalmente Thiago Lopes que, com todo respeito ao atleta, não entendo como vem tendo oportunidade em detrimento a outros que mal são relacionados como Wellington Nem e Nicolás Dibble.
Eu não quero dizer aqui que estes dois têm que jogar porque vão resolver tudo e vamos ganhar cinco seguidas novamente, mas sim que algumas coisas não estão funcionando e precisamos de alterações. Porque Diego Torres que é da posição de Geovanni não pode ter uma sequência? Inclusive isso é algo que fica muito mais agravado quando Osvaldo é tirado de sua posição de origem. Porque Welder que não estava incomodando as defesas adversárias continuou de titular contra o Mirassol, sendo que Tréllez, mesmo com suas limitações técnicas, marcou contra o Botafogo-SP e Atlético-GO? Aliás, Léo Gamalho já deve voltar no próximo jogo, graças a Deus! Porque Nem e Dibble não jogaram um minuto sequer ainda nesse campeonato, sendo que não estão lesionados? Já Rafinha, que não joga bem desde o primeiro jogo do quadrangular final da Série C do ano passado, entrou em cinco dos sete jogos e não rendeu absolutamente nada.
Além de tudo que citei acima, Osvaldo e Zé Hugo começaram a ser bem marcados, então é preciso ver uma solução para que os dois voltem a fazer a diferença. O trabalho de Condé para mim é inquestionável, pois tivemos um começo de campeonato muito, mas muito acima do esperado, porém é preciso ter um “repertório” mais amplo dentro das quatro linhas. As perguntas que fiz no título do texto foram apenas para ilustrar algumas questões que vêm me incomodando e que não eram pauta já que estava dando tudo certo. Ainda acredito que temos totais condições de nos manter como favoritos ao acesso e também a brigar pelo título. Sempre o que vai mais importar são os 3 pontos, mas contra o CRB é vencer e convencer! Após o jogo, a torcida tem que ter a sensação que as duas últimas atuações foram apenas um acidente de percurso e que o time vai voltar aos trilhos.
Autor: Nadson Barbosa, 30 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.