Opinião: colocar ou não uma estrela? Você responde, torcedor!

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Enfim, chegou o grande momento que tanto clamamos e sonhamos dentro dessa Série B, e nesses mais de 120 anos de existência do EC. Vitória, enfim somos campeões nacionais pela primeira vez e isso tudo está sendo uma novidade para nós rubro negros. O primeiro título de expressão da nossa história, faz com que possamos acessar coisas antes inalcançáveis e principalmente, a retomada do respeito que tanto merecemos. Mas a pergunta que não quer calar é: você vai colocar a tão falada estrela, torcedor?

Torcida de olho! Prefeito de Salvador torna oficial a construção de novo estacionamento no Barradão

Aaaaaah, esse assunto vira falatório em qualquer roda de amigos pelas ruas de Salvador. Há quem diga que o Vitória não deve colocar pois esse título é de série B, mas como aqui nós não levamos em consideração a opinião dos rivais, queremos saber do torcedor DO VITÓRIA, o que ele acha dessa idéia. Para fazê-lo refletir melhor, trarei alguns pontos que podem te deixar mais simpatizante dessa estrela.

Primeiro ponto: a espera. Só neste ponto, já imaginamos que o torcedor do Vitória tem direito de pendurar uma estrela no pescoço e sair gritando que é campeão, afinal, desde a década de 90, o clube vem ficando com o grito de campeão entalado na garganta. Um título nacional, mesmo que de série B, é um título aguardado, e só nós rubro-negros sabemos o valor dessa espera

Segundo ponto: A luta pela conquista. Série B não é fácil! A quem diga que a segundona possui 4 campeões, justamente por ser um campeonato seco, direto e frio. Apenas 4 posições interessam e as outras 16 simbolizam o fracasso. Mas, se estar entre os 4 já é uma baita conquista, imagina ser o primeiro entre eles? Tem um sabor ainda mais especial por ser realmente uma luta árdua, suada, e o torcedor merece festejar essa conquista a altura.

Terceiro ponto: Orgulho para o nosso estado. Tem muita gente por aí dizendo que esse título é uma vergonha para o estado da Bahia. Mas gostaria de lembrar para esse “MUNDO” de pessoas, que é a primeira vez cujo nosso estado conquista um título nacional em um campeonato de pontos corridos, e que mesmo na série A, a melhor campanha de um clube baiano na Era dos pontos corridos segue pertencendo ao próprio Vitória, em 2013, afinal, a história não fica presa apenas ao passado, como muitos clubes por aí estão.

Quarto ponto: todos os times que ganharam, colocaram sim as suas estrelas. Fortaleza em 2018, Atlético Goianiense em 2016, Sport em 1990, Guaraní em 1981 … E tantos outros times que conquistaram a série B e estamparam sua estrela prateada com orgulho na camisa. E sabe o que tem em comum entre todos eles? A convicção de que um título é um título independente da divisão. É um resultado de um trabalho bem sucedido. Com o Vitória não deve ser diferente.

Quinto ponto: as humilhações que sofremos nos últimos 5 anos. É duro passar por 5 eliminações na primeira fase baianão, da copa do nordeste, cair em uma primeira fase de copa do Brasil, cair da série A para a B, e da B para C, ver a imprensa clubista nos tratar com chacota e desdenho. O Vitória e sua torcida merecem colocar essa estrela como uma resposta a altura de toda a vergonha que passamos e como sinal de um novo tempo pro clube.

É, torcedor … Uma estrela de série B nunca teve tanto significado e apelo! O que Salvador, a Bahia e o Brasil estão vendo, é um time em evolução, é a revolução pintada de vermelho e preto, é o Vitória voltando a elite do futebol brasileiro. Então, se orgulhe, pois a maior conquista é aquela com a qual a gente se alegra mais. SRN a todos e até semana que vem, meus campeões.

Autor: Isaac Alves

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.