Durante toda a semana eu ouvi essa mesma expressão: “É, acontece”, e acontece mesmo! Alguns talvez estivessem prontos para a primeira derrota, outros, como eu, ainda estão digerindo esse mal resultado; todos ainda estão tentando se desfazer do pensamento de que o Vitória possa perder esse embalo, porque de todos os sentimentos, esse é o maior medo da torcida. Precisamos deixar claro duas coisas ao torcedor, cobre sem deixar de amar, ame sem deixar de cobrar! Captou? Eu vou explicar.
Primeiro ponto, sabemos que um inicio de temporada de Série B não é um caminho fácil. Talvez nenhum trecho da Série B seja bom, todos esbarram no cansaço, no desgaste físico, psicológico de cada batalha, e, em um momento de derrota, todos saem meio que atordoados. Os jogadores sofrem um pouco a mais com a tristeza da torcida, e a torcida mesmo decepcionada, mostra para o time que o apoia. Pudemos observar que nesse momento talvez seja o maior teste até aqui, da solidez desse relacionamento entre time e torcida, que muitas vezes passa por altos e baixos. Quem diria que nesse mesmo ano, após uma derrota dentro de casa, a torcida ainda cantaria e aplaudiria o time, reconhecendo que lutaram até o ultimo segundo. A torcida do Vitória nesse ano está chamando a atenção pelo seu amor, e isso precisa ser retribuído em campo, porque como disse em outras colunas, a boa fase do Vitória parte da arquibancada para o campo, a torcida é quem esta levantando o Vitória.
Contudo, preciso dizer que possa existir uma linha muito tênue entre o amor e a permissividade, e é aí que mora o perigo de toda essa situação. Muito amor e compreensão não podem ser vistos pelo time como carta branca para jogarem mal, como jogaram o primeiro tempo do jogo de domingo. A defesa estava uma avenida, posicionamentos equivocados, erros de marcação grosseiros, alterações questionáveis de Condé, mas posso dizer que o Vitória ainda não tinha perdido o jogo. O time melhorou muito no segundo tempo; reagiu, mas novamente a falha e o mal posicionamento da defesa decretaram o primeiro revés, setor que vinha sendo o destaque e hoje é o motivo principal da critica. Esse pacotão de problemas não pode passar despercebido. Nós amamos o Vitória e seguiremos com ele aonde quer que vá, mas o amor não pode suplantar o papel da torcida, que é de cobrar melhorias já. A próxima partida contra o Mirassol é a oportunidade que o Vitória tem para espantar a preocupação de muitos torcedores, e nisso eu me incluo, porque para quem viu o Vitória perder para Itabuna, Juazeirense e Sergipe, qualquer lembrança desse período já é suficiente para ligar o sinal vermelho sobre esses pequenos erros que se transformam em coisas piores por falta comprometimento.
Agora é trabalhar! Amanhã é mais um dia, mais uma oportunidade de o Vitória dar uma resposta à imprensa, tão sensacionalista, e para a torcida, preocupada, porém, apaixonada pelo clube! Retorno na semana que vem, SRN, boa sorte para o nosso Leão e vamos em busca dos 3 pontos!
Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.