Quando o Vitória ganhou aquelas cinco primeiras partidas sem sofrer nenhum gol e estava na liderança, eu fiquei sim feliz e empolgado, mas sempre achei que não era na proporção do que o cenário pedia. Acredito que por termos sofrido e nos decepcionado tanto nos últimos anos e até historicamente em vários momentos, eu criei uma espécie de “calejamento”. Meu medo era o que viria pela frente após a primeira derrota que fatalmente chegaria em algum momento, pois sei que a questão psicológica dos atletas é tão importante quanto as partes física e técnica. Quis o destino que cruelmente a primeira derrota viesse com um até então adversário direto na luta pelo acesso e com o Barradão lotado, que foi o Atlético-GO. Ali eu lembrei do sentimento de levíssima desconfiança daquele momento perfeito que o Leão viveu há cinco rodadas.
A partir daí, o Vitória perdeu a regularidade, mas ainda se mantinha na liderança pela “gordura” que tinha até a rodada anterior, quando viu o Novorizontino passar na frente com incríveis e inesperadas seis vitórias seguidas. Na próxima rodada, em caso de derrota (Deus é mais!), podemos cair até para a 6ª posição dependendo dos outros resultados e aí sim o cenário ficaria verdadeiramente preocupante. Levando em conta que os times da parte de cima da tabela não estão vacilando, principalmente nos jogos em casa como é o caso do Sport, o Vitória precisa voltar a fazer campanha de campeão, pois enfrentaremos uma sequência muito difícil de jogos a partir do Sampaio Corrêa.
A próxima partida é contra o Guarani, que está no meio da tabela, fora de casa no próximo domingo às 18h e aí sim o Vitória precisa dizer que é sim o principal candidato ao acesso e até mesmo ao título esse ano. Seja priorizando a posse de bola, seja jogando nos contra-ataques… não importa! Os três pontos na próxima rodada são fundamentais para tentar voltar a liderança não deixar que quem está fora do G-4 se aproxime ainda mais. Ao contrário da Série B do ano passado, a diferença, do líder para quem está fora da zona de classificação é muito baixa. É preciso se impor em Campinas e buscar os três pontos para mais uma vez ter a chance de confirmar seu favoritismo na rodada seguinte contra o Sampaio Corrêa no Barradão.
Autor: Nadson Barbosa, 30 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.