Eu tenho certeza que cada torcedor do Vitória se sentiu envergonhado com o que viu neste domingo em Belo Horizonte. Óbvio que eu queria os três pontos, porém, o que mais me deixou chateado não foi a derrota, mas sim a postura da equipe em campo. Aquela mesma forma reativa, sem criatividade, sem triangulações, aparentando um verdadeiro medo do confronto, como se todos ali tivessem jogando a Série A pela primeira vez na vida.
Será que a comissão técnica e os jogadores acompanham as outras partidas do campeonato? No dia anterior, o Criciúma massacrou o Vasco no São Januário, com um futebol ofensivo, de time grande e, pra mim, os dois confrontos se equivaliam. Vendo o que aconteceu, não poderiam mudar essa postura covarde, tentando surpreender o Cruzeiro? Léo Condé acha mesmo que isso vai dar certo na Série A como deu na Série B? Até poderia, mas teríamos que ter jogadores com o nível da competição, algo que ainda falta (e muito) no time.
Outra coisa que me incomoda é a insistência em alguns atletas que, além de demonstrarem um certo cansaço por conta da sequência de jogos, não estão jogando no nível que a competição exige. Osvaldo, por exemplo, parece intocável no time titular e vem mal desde o segundo Ba X Vi do ano. Não está na hora de poupar o físico e a imagem do jogador? Alerrandro é um dos que mais estão demonstrando não terem a menor condição de disputar essa competição.
Outra coisa: será possível que a base do Vitória está tão sucateada a ponto de não ter um ou dois atletas que possam ajudar na equipe profissional? E não falo só de ir e ficar no banco, falo de ter minutagem, de promover alguma mudança. Guardadas as devidas proporções, vejo garotos de 19, 18 e até 17 anos, como é o caso de Estevão (do Palmeiras) sendo até titulares e ajudando seus clubes. Mas no Vitória, que tem a formação como uma de suas principais características históricas, não existe mais isso, pelo visto.
O alerta está ligado! Óbvio que a torcida deve continuar fazendo a sua parte e enchendo o Barradão, mas está no momento de cobrar! Já está na hora de repensar aquele canto junto com os jogadores após o fim das partidas também, viu?! Não gostei nem um pouco de ver aquilo após a derrota para o Palmeiras. Se tem algum lado “bom” nessa situação, é que estamos apenas na terceira rodada, então dá tempo de entender o que está acontecendo e arrumar a casa. As mudanças, tanto de jogadores como de postura, já precisam acontecer contra o Botafogo na quinta-feira, pela partida de ida da Copa do Brasil, lá no Nilton Santos. Se não mudar AGORA, pode ser tarde demais!
Autor: Nadson Barbosa, 31 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.