Opinião: Fábio Mota, é preciso fazer a ‘mea-culpa’ e aprender a aceitar as críticas

Fábio Mota | Foto: Victor Ferreira / ECV

Fábio Mota, para muitos torcedores, você já é o maior presidente da história do Vitória. O incrível resgate físico e moral do clube, coroados com o primeiro título nacional da nossa história, vieram na sua gestão. A academia de futebol, a parceria com o Itabuna na tentativa de reestruturar a divisão de base, a nova academia de musculação, a captação de muitos patrocinadores em um momento de grande crise, as obras em geral no complexo do Barradão… Tudo isso chegou com você no comando. Fiz questão de citar todos estes feitos primeiro para você entender que nós sabemos de tudo isso e somos gratos! Seu nome está marcado na história do clube eternamente. Porém, chegou o momento de cobrar!

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Imagino o quanto o choque de realidade foi grande para você e para Ítalo Rodrigues, que nunca haviam passado pela Série A na vida como dirigentes, mas isso não é desculpa para o Vitória passar por este verdadeiro vexame de ter o pior início de campeonato da sua história. Isso era falado desde o fim do ano passado, quando ainda comemorávamos o título da Série B. Eu era um dos torcedores que achavam que Léo Condé passaria muitas dificuldades na Série A, por não ter experiência na competição, pelo modelo de jogo que ele insistia em fazer e que dava certo até aquele momento, mas que na elite do futebol não adiantaria de nada! Aí o demite para trazer um treinador com perfil diferente, experiente na Série A? NÃO! Traz Thiago Carpini. Realmente não dá pra entender.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O planejamento para o retorno à primeira divisão foi completamente equivocado! Isso não é ser “engenheiro de obra pronta”, pois estava na cara e que não daria certo com o elenco, o treinador e o modelo de jogo que tínhamos. Além disso, têm as contratações que até hoje o torcedor se pergunta como aconteceram. O incrível setor de análise e desempenho achou mesmo que LUIZ ADRIANO, com seus 37 anos, nos ajudaria? Ele não conseguiu ir bem no Palmeiras e no Inter! Para piorar, foi contratado com um dos maiores salários do elenco. Como um time sem dinheiro gasta milhões em JANDERSON e BRUNO UVINI? E nem vou falar sobre a contratação de LUAN GUILHERME, viu?! Além disso, alguns atletas que estiveram com o Vitória na Série B, com certeza ficaram por “gratidão”, sem ser analisado se poderiam ajudar na Série A. Realmente a torcida e a imprensa não têm o direito de te cobrar, presidente?

Vitória
Fotos: Victor Ferreira/EC Vitória

O ambiente que era de total harmonia, desmoronou. Será que têm “laranjas podres” contaminando o restante? Se tiver, dê um jeito de retirá-las! E a questão disciplinar, Fábio? Foram 4 expulsões nos últimos 5 jogos. Não está achando isso estranho? Quem faz isso por pura irresponsabilidade, sem necessidade, está sendo punido? Isso deveria acontecer desde que Matheus Gonçalves foi expulso no BaVi da Copa do Nordeste, comprometendo a nossa classificação em um campeonato que teríamos chances de conquistar. A impressão que dá é que os jogadores fazem o que querem no Vitória. Isso precisa acabar! Você paga os salários de forma adiantada e dá uma estrutura incrível para eles. Seja enérgico! Cobre! Teremos, no mínimo, mais 8 jogos com apenas eles vestindo nosso manto, infelizmente. Então algo precisa ser feito, porque é capaz de chegarmos no dia 10 de julho, quando a janela de contratações abre, praticamente rebaixados!

Foto: Jhony Pinho / Atlético Goianiense

Eu fico observando o que acontece nos outros clubes com alto investimento como o Palmeiras, por exemplo. Ganham um título em um dia e no outro Leila Pereira está tomando “aperto” da torcida. No Flamengo, a mesma coisa. Mas no Vitória não pode porque ganhamos a Série B? Fábio, entenda que, desde que as críticas tenham um claro fundamento e que não se transformem em desrespeito ou violência, são completamente válidas! Você citar tuuuuudo de bom que você fez desde que assumiu o clube para justificar os erros atuais, toda vez que for questionado sobre isso, não adiantarão nada! Pelo contrário, só faz com que todos fiquem mais indignados ainda, achando que você está fechando os olhos para o que está acontecendo. Apenas assuma oficialmente (não em podcasts) os erros, fale o que puder ser falado e trabalhe para corrigi-los. Ainda dá tempo de uma recuperação, mas desse jeito que está, não dá!

Autor: Nadson Barbosa, 31 anos | Salvador-BA

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.