A derrota por 6 X 0 para o CRB foi, sem dúvidas, um dos maiores vexames recentes da história do clube. E olhe que não tivemos poucos momentos ruins nos últimos anos, viu?! Digo isso não só pelo placar em si, mas pelo contexto de ser um duelo do líder do campeonato com o até então 11º colocado, pela mobilização feita pela torcida rubro-negra que lotou o seu setor do estádio Rei Pelé em Maceió e pela forma como o time jogou. A equipe alagoana dominou o Vitória e mandou no jogo do primeiro ao último minuto, fazendo com que 6 X 0 parecesse até pouco em um determinado momento. Acredite, poderia ter sido pior!
Opinião: Independente do adversário, o Vitória tem que ir para cima jogando no Barradão
Quando vi a escalação poucos minutos antes da partida, a confiança do resultado positivo diminuiu drasticamente. Eu gostaria muito de perguntar ao treinador Léo Condé o que o motiva a fazer determinadas escolhas em um campeonato que praticamente não está admitindo erros. O maior questionamento da torcida é, sem dúvidas, a insistência em Thiago Lopes. Ele foi até bem quando começou jogando contra o Atlético-GO fora de casa, não foi titular no jogo seguinte contra o Mirassol no Barradão e voltou ao time inicial contra o CRB em Alagoas. Ué, ele só é escalado como titular nos jogos fora de casa? É por medo que a torcida pegue no pé? E será que milhares de torcedores estão com opiniões erradas quanto a isso e só o treinador tem a opinião certa? Não dá pra entender, sinceramente.
Como se não bastasse isso, insistiu em um esquema com três zagueiros onde Yan Souto jogou na lateral direita e fez uma péssima partida (ainda ouvi Condé dizer na coletiva que ele errou pouco). Se só temos Railan nessa posição no momento, que ache uma forma de explorar sua ofensividade! Do outro lado, será que Edson Lucas é tão ruim a ponto de ainda não merecer uma oportunidade? Marcelo está mal a muito tempo e o CRB explorou muito o lado dele. Já no meio campo, cadê Gegê que vinha bem? Porque Rodrigo Andrade e Osvaldo, que ficaram um bom tempo sem atuar, já foram como titulares? Tudo isso pra dar um jeito de escalar o “intocável” Thiago Lopes? E qual a razão de colocar Léo Gamalho no banco para Iury Castilho jogar centralizado? Nós vimos como um centroavante técnico pode fazer diferença, pois Anselmo Ramon acabou com o jogo sem precisar fazer gols.
Treinador Léo Condé, por favor, faça o básico e o óbvio! Se não der certo, a culpa é capaz de nem cair tanto sobre você. Se algumas peças rendem nos treinos e não estão rendendo nos jogos, deixe-os somente treinando! Já ouviu a frase “treino é treino, jogo é jogo”? Mesmo com os vários equívocos da sua parte, você conseguiu colocar o Vitória como principal candidato ao acesso e ao título quando praticamente todos esperavam mais uma luta contra o rebaixamento depois de um primeiro semestre tenebroso. Não jogue seu trabalho fora por teimosia ou vaidade!
Autor: Nadson Barbosa, 30 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.