O histórico de clubes do Nordeste com relação a erros de arbitragem, sejam eles intencionais ou não, é altamente negativo, principalmente quando há um confronto contra um clube do eixo Sul/Sudeste, mas na última segunda-feira o cenário foi invertido. Mesmo com o Vitória sendo prejudicado em algumas partidas nessa Série B, nunca falei sobre isso aqui, mas o que eu vi em Sport 3 X 3 Ponte Preta foi um verdadeiro absurdo e não deve ser ignorado. Quem roubou a cena dessa vez foi o árbitro paranaense José Mendonça da Silva Júnior, que cometeu equívocos decisivos para que o time pernambucano não saísse derrotado, algo que impacta diretamente na briga com o Vitória pela liderança.
Vai lotar! Vitória divulga parcial de ingressos vendidos para duelo contra o Guarani; confira
Para nós, este placar não foi ruim, tendo em vista que era esperado um resultado positivo do vice-líder sobre a equipe de Campinas, porém as circunstâncias da partida deixaram um gostinho de que poderia ter sido melhor, pois a Macaca abriu 0 X 3 e cedeu o empate (veja o vídeo abaixo). Mas o que mais chamou atenção foi o segundo gol do Sport, onde houve uma falta clara no jogador da Ponte no início do lance, o árbitro marcou um pênalti que não existiu e ocorreu uma suposta “paradinha” (que não foi, segundo a regra) na cobrança de Fabrício Daniel.
No mesmo gol, houveram três lances no mínimo duvidosos e o árbitro nem foi chamado pelo VAR. Além disso, houve um possível pênalti para a equipe campineira que não foi marcado e nem revisado. A única justificativa para isso seria que o equipamento não estivesse funcionando, tanto que o árbitro algumas vezes foi na beira do gramado para fazer ajustes com o auxiliar de arbitragem. Além disso, ao todo, foram 20 minutos de acréscimos (13 no primeiro tempo e 7 no segundo tempo).
O gol que o Vitória sofreu do Criciúma, por exemplo, a bola bate na mão do atacante Fabinho e termina na conclusão de Éder abrindo o placar, mas o lance não foi invalidado. Não quero afirmar aqui que há algum tipo de favorecimento para que o clube pernambucano seja campeão do torneio, mas precisamos ficar atentos a algumas coisas que vêm acontecendo na arbitragem da Série B. O Vitória só depende dele para atingir este feito, porém não podemos garantir que não seremos mais prejudicados daqui pra frente. A diretoria do Leão deve cobrar a CBF e a Comissão de Arbitragem para que isso não se repita. Existe VAR para que? Não queremos favorecimento, queremos o que é justo!
Autor: Nadson Barbosa, 31 anos | Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.