Dia 18 de Fevereiro, o torcedor que foi ao Barradão provou que o amor pelo Vitória supera até o burburinho que a cidade virou no carnaval, somente para ter uma alegria de voltar pra casa com o resultado positivo na conta. Mas o Vitória … Bem, o Vitória segue sendo o mesmo que vem nos desgostando desde o inicio do ano, e o empate com o ABC mostra que para a Série B, o Rubro Negro não está nem um pouco preparado.
Em entrevista coletiva, o diretor de futebol Edgard Montemor informou que o Vitória aguarda a janela de transferências ser aberta para contratar mais peças, de preferência após o termino da primeira fase do Paulistão, raciocínio que já é um processo muito injusto principalmente com os times que são da Série B. Ele também deu a deixa que para este inicio de temporada, o Vitória deverá utilizar as peças que tem a sua disposição. Isso mesmo, teremos que sentir esse amargo sabor de talvez sermos eliminados na primeira fase do Baiano e Copa do Nordeste – e possivelmente até da Copa Do Brasil, se vacilar. E o pior, o time que esta aí foi montado pela atual diretoria, que ainda traz o acesso da C para B como um feito glorioso! Isso era o básico a ser feito.
A verdade é que os únicos que se salvam nesse atual elenco são Nicolás Dibble, Zeca (que pode estar de saída) e Léo Gamalho, o único homem de referência no time. De resto, do meio de campo à defesa, uma limpa precisa ser feita para que possamos ter o mínimo de tranquilidade na Série B!
Na partida contra o ABC, pude ver também o esforço de Osvaldo, que foi o autor do gol de empate, e também pude observar a lambança de Lucas Arcanjo no lance do gol adversário. Traduzindo, não temos goleiro à altura da divisão que disputaremos. Meio de campo também não tem criatividade e mal serve os atacantes nas saídas de bola. O Vitória sai em bloco, quando não fazendo uma ligação direta entre defesa e ataque, e numas das poucas chances em que a bola chega ao ponto futuro, muitas vezes vemos algumas falhas de pontaria e cabeceio, assim explicando a média de um ou dois gols por jogo.
O mais preocupante, ainda, é o setor defensivo. Camutanga não tem nível para jogar no Vitória; João Victor e Dankler também estão com médias abaixo do esperado, e, para mim, não ficariam mais no Leão para o restante da temporada. Eduardo é outra peça que, ao meu ver, não acrescenta em nada. Na defesa, somente Railan ainda me interessaria e, detalhe, precisamos do retorno de Marco Antônio ao gramado; ele foi uma excelente peça na Série C, e por algum motivo interno não tem sido usado. Está fazendo falta demais, pois sabe jogar na defesa com técnica.
Uma crítica a Léo Condé: mais do mesmo. Quando o vejo a beira do gramado, eu sinto como se Burse não tivesse saído, trocaram seis por meia dúzia e, pra mim, nada mudou nessa parte.
O jogo de logo mais, contra o Náutico, é mais um daqueles que a gente quer que o Vitória vença, mas a pergunta é se o Vitória quer vencer! Sobra incompetência e falta vontade de triunfar.
Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos – Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.