Há pouco mais de um mês, exatamente no dia 15/01, o Vitória atingia novamente a marca de 15 mil sócios (ironicamente, minutos antes de levar 1 X 4 do Itabuna no Barradão). A marca chegaria de acordo com a insistente esperança da torcida de dias melhores dentro de campo, algo que não seria nada anormal tendo em vista que estamos falando de amor a um clube de futebol, que muitas vezes ultrapassa a barreira da racionalidade. Porém, assim como vem acontecendo nos últimos anos, essa esperança vem novamente caindo por terra devido a maus resultados que são consequências do mau planejamento da diretoria quanto ao time de futebol, não ao clube.
Hoje, no momento que escrevo este texto, o Vitória tem 13.005 sócios, ou seja, perdeu 1.995 fontes fixas de renda que ajudariam nesse processo de reconstrução. Eu, que sou sócio do Leão desde o dia 26/05/2017, concordava com a tese de que o torcedor que podia se associar mas não o fazia, não era torcedor de verdade, mas hoje eu mudei de opinião. Não dá pra cobrar absolutamente mais nada dos que amam esse clube. É com tristeza e com a falta de perspectiva de dias melhores que eu afirmo que torcer para o Vitória é praticamente se envolver em um relacionamento abusivo, onde não existe via de mão dupla. O torcedor se doa, se sacrifica, deixa de estar com sua família muitas vezes, gasta o que tem e até o que não tem para ir ao Barradão e o que recebe em troca? Decepção!
Chega uma hora que realmente cansa, né?! Eu não costumo ser tão negativista ou pessimista quando se trata do rubro-negro, mas é como escrevi acima: ele se esforça ao máximo para a torcida ficar desse jeito. Ainda vejo muitos indo ao Barradão com sorrisos no rostos, seja por simplesmente comparecerem ao estádio ou por reverem velhos amigos, mas o difícil ultimamente é ver esses sorrisos durante e após as partidas. No mais, acredito que a esperança de tempos melhores, mesmo que de forma mínima, ainda exista. Por mais que achemos que essa fase tenebrosa insista em continuar por incompetência de alguns ou por “castigo” do destino, sempre acreditaremos de alguma maneira que voltaremos a sorrir com o Vitória.
Autor: Nadson dos Santos Barbosa, 30 anos – Salvador/BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.