Infelizmente ou felizmente para nós rubro negros baianos, o ciclo do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil chegou ao fim. A derrota do time Sub-20 do Leão para o Campinense por 2×1 encerra o desgostoso 1° trimestre do clube. Infelizmente porque fomos eliminados de três campeonatos seguidos e sofremos muito, ao ponto de estarmos insensíveis a qualquer coisa que o Vitória faça agora; felizmente porque expôs para toda a torcida a fragilidade técnica, financeira e administrativa do Vitória.
O acesso a série B “maquiou” os problemas internos do clube. Claro que queríamos subir e ainda bem que estamos no ponto de partida para uma mudança de situação que começa com um acesso a Série A, só que agora com toques de dramaticidade: subir como campeão da Série B para tentar garantir uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Mas não somente isso, também uma questão de recuperar toda moral que o Vitória perdeu ao longos desses últimos anos.
Falando em moral, vamos precisar dar a mão a palmatória e torcer por um possível triunfo do Bahia no Campeonato Baiano. Para mim, é preferível ver o rival levantar o título e nos garantir a vaga direta na Copa do Nordeste 2024 do que nos arriscarmos mais uma vez numa fase preliminar. Não sei se vocês colegas torcedores são orgulhosos o suficiente para não aceitarem uma “ajuda” do rival nesse ponto, mas ultimamente, quando o Bahia tem se dado bem, tem contribuído ATÉ com a vida do Vitória. E se o Vitória estiver bem, eu também estou.
Infelizmente, a ganância de direções como a de Ricardo Davi, Ivan de Almeida, Paulo Carneiro e outros, fez com que a gente chegasse a esse nível abissal, para tentar ver o Vitória bem e nem sempre com sucesso. Falando em administração, esta na hora de Fábio Mota se mover. Sabemos que ele teve muita vontade de abandonar o barco, porque ninguém merece ter sua vida e sua família ameaçados por qualquer motivo que seja, mas nesse momento ele precisa ser forte e inteligente o suficiente para dar a volta por cima e fazer da torcida sua maior aliada. De fato, ele não entra em campo para jogar bola, mas as escolhas dele e do atual diretor de futebol entrarão em campo e decidirão o futuro do clube.
Ficaremos três semanas sem jogos. É tempo suficiente para a diretoria arrumar a casa, para os jogadores que ficam ganharem noção e consciência de comprometimento com a causa do clube e para a torcida se curar da mágoa que foi ver o Vitória jogar nesses três meses. Eu espero que em abril muita coisa mude para melhor, e APENAS para melhor. Fico por aqui, até a semana que vem. SRN
Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos – Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.