No dia 15 de abril inicia a jornada principal, a qual a torcida quer acreditar que seja a reação do Vitória em 2023. Já conhecemos os nossos adversários desde o final do ano passado, e, de cara, minha opinião é que essa será uma Série B com um nível não tão alto quanto as últimas. Por um lado, é bom saber que não enfrentaremos nenhum dos gigantes do futebol do país, mas por outro, o Vitória só tem tido o peso da sua camisa, pois em termos de futebol ele sequer se encontra em condições concretas de acesso.
Para inicio de conversa, teremos um trio de ferro do nordeste esse ano, o próprio Vitória tentando se reerguer, o Ceará e o Sport. Esses três times chamam a atenção pelo peso de suas histórias e se tornam observados. O Ceará em melhor fase, finalista do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste. O Sport, líder do Pernambucano e postulante à final do Nordestão também. De cara temos rivais consideráveis para bater. Saindo do Nordeste, três nomes também me chamam a atenção: Ponte Preta, Atlético-GO e Avaí fecham o pacote dos meus seis favoritos ao acesso.
O que eu quero dizer com isso ? Bem, se o Vitória tiver comprometimento com o bom futebol e montar um elenco de peso e qualidade, há uma alta probabilidade de subir. Apesar de seu momento turbulento, muitos concordam que o Rubro Negro baiano tem expressão suficiente para encapar uma reação nesse ano! Por outro lado, se não procurar uma melhoria no seu futebol, há um alto risco de cair, porque a mesma Série B com nivelamento por baixo também é capaz de afundar o Vitória, se o mesmo não tiver inteligência e união.
Eu costumo dizer que a Série B é um campeonato muito seco. A única coisa que vale a pena nesse campeonato é ficar entre os quatro primeiros. Ser 16° colocado de uma Série A tem mais sabor do que ser o 5° de uma Série B, e nós já provamos o gosto amargo disso. Serão 38 rodadas, 38 batalhas, e, dessas, 19 serão ao lado do maior aliado do Leão: sua torcida – que, nesse campeonato, só fica atrás da torcida do Sport em termos quantitativos.
Para traduzir: temos torcida de peso, camisa famosa e um nome que chama atenção numa Série B; mas não adianta nada disso se o Vitória não se conhecer e não fazer a sua parte. É um time de Série A estando numa divisão inferior, mas que em abril possamos mudar essa realidade. O Vitória deve isso ao seu torcedor.
Fico por aqui, um bom final de semana a todos, SRN, e até semana que vem !
Autor: Isaac Menezes Alves, 23 anos – Salvador-BA
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.