Pouco tempo após ser notificado de algumas mudanças no dia e horário de um próximo duelo em sua campanha na Série C, o Vitória pôde presenciar mais um anúncio importante da Confederação Brasileira de Futebol acerca do formato de disputa da terceira divisão nacional. Na última quarta-feira (8), a federação foi responsável por garantir a utilização do VAR na segunda fase da competição, algo que pode aliviar os ânimos da torcida rubro negra caso o Leão seja capaz de se classificar.
Atacante do Vitória rebate críticas da torcida acerca de sua titularidade: “Alguma coisa de bom tenho feito”
De acordo com o que foi apurado e divulgado pelo portal Bahia Notícias, a decisão foi tomada em uma reunião organizada na tarde de ontem na sede da própria CBF, encontro que contava com a participação do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, e os mandatários das federações de futebol estaduais. Segundo o portal, Ednaldo já havia proposto um estudo técnico e financeiro acerca da utilização do VAR nas divisões inferiores do futebol brasileiro quando ainda se encontrava como vice-presidente da organização, no ano passado; agora, com a aparente aprovação da ferramenta, o recurso será posto em uso na segunda metade da Série C.
Antes da mais nova regulamentação, o VAR só havia sido utilizado em uma instâncias em ambas as terceira e quarta divisões no território nacional, Na temporada de 2021, o sistema de auxílio à arbitragem havia sido colocado em uso nas fases finais (de mata-mata) dos torneios, enquanto na Série B já havia sido instaurado a partir do returno da competição. Agora, o emprego do VAR será bancado pela própria CBF, não gerando débitos para nenhum clube participante da fase final, de acordo com a reportagem.
Ainda na luta por um lugar entre os oito primeiros clubes da divisão para que, desta forma, consiga se classificar para a próxima fase, o Vitória pode receber a notícia com bons olhos. Isso porque, em rodadas passadas, o Rubro Negro se mostrou uma das instituições mais vocais acerca da necessidade de um auxílio às equipes de arbitragem durante partida da Série C.
Exatamente um mês atrás, o Leão protocolou uma queixa formal à própria CBF acerca de um erro de arbitragem na partida do clube diante do Aparecidense; a polêmica no embate foi registrado no 20º minuto da segunda etapa, quando Miller foi capaz de cabecear uma sobra de bola do goleiro Pedro Henrique, estufando a rede. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem por conta de uma irregularidade na origem da jogada, anulação que provocou indignação por considerarem que a jogada foi mal analisada.
A jogada foi só mais uma instância em uma lista que contém, no total, três reclamações por parte da diretoria do Vitória. A primeira delas se consolidou no duelo do Leão da Barra diante do Remo, válido pela rodada de abertura da Série C, em que o clube paraense foi concedido um pênalti mal marcado; já a segunda instância foi registrada no embate diante do Ypiranga, válido pela terceira rodada do competição nacional, quando o time da casa anotou o gol decisivo da partida em posição irregular.
AGENDA
Vindo de uma derrota decepcionante dentro de casa e diante de um apoio massivo de sua torcida, o Vitória buscará se reerguer e retomar o caminho das vitórias em seu próximo duelo, diante do Atlético-CE, fora de casa, no próximo sábado (11), às 19h, em partida válida pela décima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.