13 de maio de 2025: Vitória completa 126 anos buscando sair da reconstrução para a afirmação

Foto: Victor Ferreira / ECV

O Esporte Clube Vitória completa mais um ano de vida neste dia 13 de maio de 2025. Após passar por uma grave crise, principalmente entre 2019 e 2022, onde muitos acharam que este grande clube brasileiro iria acabar na Série D, o Colossal conseguiu se reerguer, ser campeão da Série B e hoje está na Copa Sul-Americana aos seus 126 anos de existência, hoje sob o comando do presidente Fábio Mota, que viveu todo este processo.

Foto: Victor Ferreira / ECV

A fundação do Vitória aconteceu no dia 13 de maio de 1989, pelos irmãos Arthur e Arthêmio Valente. Os dois, moradores do bairro Corredor da Vitória, em Salvador, se uniram a um grupo de amigos para dar início à trajetória do Club de Cricket Victória. O críquete era jogado exclusivamente pelos ingleses que residiam na capital baiana na época. O objetivo do grupo, portanto, era ter a oportunidade de participar das partidas da modalidade.

O futebol foi adotado pelo clube em 1902, junto com natação, atletismo e remo. Foi deste último, inclusive, que surgiu o apelido de “Leão da Barra”. Naquele ano, os remadores do Vitória conseguiram o feito de sair do Porto da Barra e ir até o Porto dos Tainheiros, Itapagipe. O fato, que gerou grande repercussão na época, originou o apelido de “Leões da Barra” para os atletas. Mais tarde, a alcunha foi incorporada pelos torcedores.

O primeiro jogo do clube no futebol profissional ocorreu no dia 13 de setembro de 1902, na inauguração do Campo dos Mártires, atual Campo da Pólvora, em Salvador. O Vitória venceu o São Paulo Bahia Football Club por 2 a 0. O primeiro título veio seis anos depois. Com apenas três clubes disputando o Campeonato Baiano (Vitória, Santos Dumont e São Salvador), o Rubro-Negro sagrou-se campeão com 100% de aproveitamento.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Peça fundamental na história do Leão, o Barradão foi oficialmente inaugurado em 11 de novembro de 1986, com um amistoso entre Vitória e Santos. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Dino abriu o placar para os paulistas, e Heider, de pênalti, deixou tudo igual.

Algumas campanhas se destacaram, como chegar na final Série A de 1993, ficar na 3ª colocação do Brasileirão de 1999, a semifinal da Copa do Brasil de 2004 e a final de 2010. Com relação aos times montados, vale destacar o de 1972, que reunia nomes como Osni, Mário Sérgio e André Catimba. Além disso, o de 1997 é considerado por muitos como o melhor da história do clube, por ter jogadores como Russo, Esquerdinha, Uéslei, Preto Casagrande, Agnaldo, além do “matador” Túlio Maravilha e do supercraque Bebeto, tetracampeão mundial. Naquele mesmo ano, Petkovic chegava do Real Madri para fazer história no Brasil.

Foto: Internet

Recentemente, em 2022, o Leão só tinha 2% de chance de subir da Série C para a B e, nos braços da sua torcida, conseguiu voltar e em grande estilo. O Vitória é dono de 39 títulos ao longo de sua história. O mais importante deles foi o da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, por se tratar do primeiro de caráter nacional da história do clube.

PARABÉNS, LEÃO!

Foto: Walmir Cirne / AGIF

Veja outras notícias sobre o Vitória

Aqui você encontra tudo sobre o Leão Colossal!