Ba-Vi de volta! Cinco anos depois, o maior clássico baiano retorna à Série A; relembre jogos marcantes

Foto: GloboEsporte.com

O Vitória, com o título da Série B do Campeonato Brasileiro, retorna à elite e já tenta “arrumar” a casa para encarar uma competição que requer maior investimento. E o ano de 2024 promete, pois o rival Bahia assegurou sua permanência na Primeira Divisão nesta quarta-feira (6) e, dessa forma, o maior clássico baiano, apelidado como Ba-Vi, está de volta!

O Bahia venceu a equipe do Atlético-MG pelo placar de 4 a 1, na Arena Fonte Nova. Em São Januário, o Vasco da Gama superou o Bragantino com gol de Serginho, 2 a 1 foi o placar final. A bronca ficou com o Santos, que se junto a América-MG, Coritiba e Goiás. Com a vitória do tricolor baiano, teremos Ba-VI na elite do futebol brasileiro novamente.

É do Vitória! Renovação de Léo Condé é anunciada oficialmente e técnico aparece no BID

  • 2019: Bahia na Série A e Vitória na Série B
  • 2020: Bahia na Série A e Vitória na Série B
  • 2021: Bahia na Série A e Vitória na Série B
  • 2022: Bahia na Série B e Vitória na Série C
  • 2023: Bahia na Série A e Vitória na Série B

Logo acima está o motivo pelo qual Vitória e Bahia ficaram tanto tempo sem se enfrentar na Série A. Última vez que aconteceu um BA-VI na competição nacional foi em 2018, na 33° rodada, e terminou num empate em 2 x 2, no Barradão. Relembre jogos marcantes dos dois na elite:

Vitória 2 x 1 Bahia: Série A de 2014

Em clássico disputado na Fonte Nova, o Vitória venceu de virada com gols de Kadu e Luiz Gustavo. Era 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes lutavam contra o rebaixamento. Com aquela vitória, o Leão da Barra chegava a 24 pontos na tabela e era dono da 14ª colocação.

Foto: Reprodução

Vitória 1 x 0 Bahia: Série A de 2002

O Colossal venceu o maior rival Bahia por 1 a 0, com gol de Fernando, de pênalti. Aquele time rubro-negro era “estrelado”, tinha Allan Delon, Aristizábal, Zé Roberto e Dudu Cearense.

YouTube video

Bahia 3 x 3 Vitória: Série A de 1997

Em um BA-VI altamente movimentado, Vitória e Bahia ficaram no empate. Era a primeira fase da Primeira Divisão daquela época e a sexta rodada. O Bahia chegou a fazer 2 a 0 na partida, mas o Leão da Barra virou com dois gols de Bebeto e um de Túlio Maravilha. Em contrapartida, o tricolor baiano ainda conseguiu empatar em um fim de jogo eletrizante. É um BA-VI histórico eternizado na memória do futebol brasileiro.

YouTube video