Como no último domingo (8) foi celebrado o Dia do Nordestino, o portal ge aproveitou para fazer um levantamento minucioso e polêmico sobre os melhores representantes nordestinos do século XXI no futebol brasileiro. O Vitória marcou presença entre os quatro maiores clubes do nordeste, ficando na quarta posição do ranking, com 17.810 pontos.
Para chegar na conclusão de uma lista mais fidedigna possível, o ge analisou os seguintes critérios: número de títulos e de participações em competições nacionais e internacionais a partir de 2001. A importância de cada clube no cenário nacional é ressaltado, confira os pontos principais que levaram Vitória a ocupar a quarta colocação:
Atleta mais utilizado pelo Vitória em 2023, Lucas Arcanjo comenta sobre objetivo pessoal na carreira: “O acesso, para mim…”
Em seu levantamento, o ge aponta que por cada título da Líbertadores, o clube ganha cinco mil pontos. Uma conquista da Série A são três mil pontos, da Copa do Brasil 2.500 pontos, da Sul-Americana são dois mil pontos, título da Série B são mil pontos. Além de 800 pontos a cada título da Copa do Nordeste, 400 a cada estadual e 300 a cada Série C. O portal também destaca a quantidade de pontos por participações em determinados torneios:
- Na Libertadores – 1.000 pontos
- Na Série A – 600 pontos
- Na Sul-Americana – 400 pontos
- Na Série B – 200 pontos
- Na Série C – 60 pontos
- Na Copa do Brasil – 30 pontos
- Na Série D – 20 pontos
O Vitória, por ter conquistado duas Copas do Nordeste (2003 e 2010), ganhou 1.600 pontos. Por ter faturado 11 estaduais, garantiu 4.400 pontos. As cinco participações do Vitória na Sul-Americana renderam dois mil pontos. As 12 participações na Série A do Campeonato Brasileiro, 7.200. Nove participações na Série B: 1.800 pontos. Duas participações na Série C: 120 pontos. 23 participações na Copa do Brasil: 690 pontos. Somando todos esses levantamentos, o Leão fica com 17.810 pontos.


Por ter um título de Série B e 15 estaduais, o Fortaleza está logo à frente do Vitória, em terceiro lugar. O rival Bahia, por ter quatro Copas do Nordeste neste século e oito participações na Sul-Americana, está na segunda colocação. Já o Sport é o único clube nordestino a ter vencido a Copa do Brasil, conquistou uma Copa Nordeste neste século e tem uma participação na Libertadores. Por isso, é o líder do ranking feito pelo ge.

Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.